Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Alunos do Curso de Nutrição publicam artigos em evento científico da Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri

Última atualização em Quarta, 29 de Mai de 2024, 09h19

Discentes do curso de Nutrição, disciplina de Tecnologia de Alimentos

Estudantes do curso de Nutrição do Campus Ministro Petrônio Portella (CMPP), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), submeteram trabalhos ao III Simpósio Sulamericano de Tecnologia, Engenharia e Ciência de Alimentos, que está acontecendo de 27 a 31 de maio, os artigos foram aprovados na modalidade de trabalho completo, nas áreas temáticas de Tecnologia de Alimentos e Nutrição. O evento é organizado por várias instituições como: a Universidade Federal do Vales Jequitinhonha e Mucuri, Universidade Federal de Lavras, Universidade de Córdoba, Universidade Estadual de Campinas, Universidade de Campinas, dentre outras. Para saber mais sobre o evento, acesse aqui.

De acordo com a professora do curso de Nutrição, Theídes Batista, os trabalhos são resultados da disciplina de Tecnologia de Alimentos. A matéria propõe, semestralmente, o projeto disciplinar de Desenvolvimento de Produtos Alimentício, oportunizando aos discentes aliar os conhecimentos adquiridos com a bioquímica dos alimentos, bromatologia, higiene dos alimentos, microbiologia dos alimentos e seus aspectos em saúde.

“O objetivo central da metodologia empregada é torná-los multidisciplinar em suas abordagens e aplicações no desenvolvimento do produto. Ao final do semestre, os discentes são submetidos a arguição de uma banca examinadora formada por docentes do curso de nutrição e monitores da disciplina, com apresentação e degustação do produto alimentício”, explica a professora Theídes Batista.

Sobre a participação no evento científico, ela infere: “levar os trabalhos a um evento científico e obter aprovação é motivo de satisfação por compartilhar os saberes e experiências acadêmicas”, relata a professora Theídes Batista.

Nesse sentido, os monitores Wellington Demes Coelho de Sousa e Bianca Mickaela Santos Chaves realizaram o acompanhamento e suporte no decorrer da disciplina, participaram da correção escrita do artigo científico e da arguição da banca examinadora. “O objetivo também é possibilitar uma monitoria acadêmica com maior autonomia do conhecimento que esses alunos possuem”, complementa a professora Theídes Batista.

Para Bianca Mickaela Santos Chaves, o fruto da monitoria foi além do que se poderia imaginar. “Poder acompanhar e auxiliar tanto na produção do produto quanto no trabalho científico foi uma experiência extraordinária. Por meio dessa vivência posso garantir que as atividades acadêmicas proporcionam resultados incríveis, que vão além do que esperamos e imaginamos. Agradeço a Deus, a professora e toda a turma por esse resultado magnífico”, comenta.

Já a discente Anna Beatriz Barbosa Macêdo Nascimento Ferreira destaca que participar do desenvolvimento do projeto científico foi uma experiência enriquecedora para todos os envolvidos. “Foi gratificante aplicar os conhecimentos adquiridos em outras disciplinas em uma situação prática e colaborativa. Além disso, ter nosso trabalho aprovado é uma validação do nosso esforço e dedicação”, afirma.

Na oportunidade, houve também a presença da Chefe do Departamento de Nutrição, professora Ivone Freires de Oliveira Costa Nunes; e a Coordenadora do Curso de Nutrição, professora Clélia de Moura Fé, como docentes membros da banca avaliadora.

Docente e monitores da disciplina de Tecnologia de Alimentos

Confira os nomes dos artigos científicos aprovados foram:

DESENVOLVIMENTO DE SORVETE DE QUEIJO MINAS FRESCAL COM CREAM CHEESE E CALDA DE GOIABA

Autores: Gabriel Lauritzen De Lucena Ferreira, Wallisson de Castro Santos Silva, Aicom Wuandson Sousa Sales, Carlos Wetlen Martins Rodrigues Soares, Wellington Demes Coelho de Sousa, Bianca Mickaela Santos Chaves, Ivone Feires de Oliveira Costa Nunes, Theídes Batista Carneiro.

DESENVOLVIMENTO DE BOMBOM DE CHOCOLATE ENRIQUECIDO COM SUPLEMENTO PROTEICO (WHEY PROTEIN) SABOR MORANGO: UMA ALTERNATIVA NUTRICIONAL PARA ESPORTISTAS" Autores: Anna Beatriz

Barbosa Macedo Nascimento Ferreira, Beatriz Leal Prado, Lyvia Gomes Campos, Maria Clara Silva Santos, Maria Vitória Alves Farias, Vitória Maria Sena Leal Silva, Wellington Demes Coelho de Sousa, Theídes Batista Carneiro.

"DESENVOLVIMENTO DE   PRÉ-TREINO   A   PARTIR   DO   SUCO   DE   BETERRABA   E   IOGURTE   NATURAL"

Autores: Miqueias Davi Soares Basilio, Alexandre Gustavo de Moura Martins, Iago Barbosa de Araújo Borges, Lucas Caiã Monteiro Vasconcelos, Alzira Gabriely Leite Alves, Bianca Mickaela Santos Chaves,Wellington Demes Coelho de Sousa, Theídes Batista Carneiro

DESENVOLVIMENTO DE BALAS GELATINOSAS A BASE DE ÁGAR-ÁGAR E POLPAS DE FRUTAS Autores: Brena

Beatriz Dos Santos Viana, Carla Thaís da Silva Lima, Francielly Ribeiro Da Silva, Islana Leticia Gonçalves da Costa, Mayrla Pereira da Silva, Bianca Mickaela Santos Chaves, Clélia de Moura Fé Campos, Theídes Batista Carneiro.