Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > LASD e LAOF/UFPI realizam 2º Painel de Acuidade Visual em crianças em idade escolar

Última atualização em Terça, 28 de Mai de 2024, 09h09

WhatsApp_Image_2024-05-27_at_14.32.39.jpeg

Ação foi voltada para atendimento da comunidade

Estudantes da liga acadêmica de Saúde Digital, coordenada pela Profa. Lis Marinho, e da liga acadêmica de Oftalmologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI) estão fazendo a diferença nos bairros de Teresina, por meio de atividades de extensão que combinam aprendizado prático e impacto social.

No último sábado (25), a comunidade do bairro Piçarreira acolheu os estudantes para realização do Painel de Acuidade Visual em crianças em idade escolar. A ação, voltada para a detecção precoce de problemas de visão, beneficiou dezenas de crianças e destacou a importância das atividades de extensão universitária.

Na oportunidade, os ligantes realizaram atendimento e palestras sobre higiene e nutrição. A iniciativa contou com a participação ativa de estudantes da saúde, incluindo medicina e enfermagem.

Para a professora Lis Marinho, a experiência vai além da teoria. "Trabalhar diretamente com a comunidade nos permite aplicar o que ensinamos em sala de aula e desenvolver habilidades práticas em um ambiente real", afirma.

Segundo a estudante de Enfermagem, Nayana Duarte, realizar uma prática na comunidade traz um grande impacto no nosso crescimento profissional. "Ganhamos uma compreensão mais profunda das dificuldades enfrentadas pelas famílias, o que nos torna profissionais mais empáticos e preparados para lidar com as desigualdades, sem contar que a presença de atividade de extensão universitária em áreas vulneráveis tem um impacto direto na saúde pública, devido muitos moradores ter acesso limitado a serviços básicos de saúde, além de não tem acesso fácil a cuidados oftalmológicos”.

Prevenção e Detecção Precoce

Os testes de acuidade visual são cruciais para a identificação precoce de problemas de visão, que podem impactar significativamente o desempenho escolar e o desenvolvimento das crianças. “Muitas vezes, dificuldades de aprendizado estão relacionadas a problemas de visão não diagnosticados. Detectar esses problemas cedo pode fazer uma grande diferença na vida escolar e pessoal das crianças", disse o diretor de pesquisa da Liga em Oftalmologia, Pedro Vitor Araújo Rocha

Pais da comunidade expressaram grande satisfação com a iniciativa. Dona Ana Caroline Sousa, mãe de uma das crianças atendidas, comentou: “Muitos aqui não têm condições de pagar atendimento oftalmológico, e essa ajuda é fundamental.

Confira mais fotos:

WhatsApp_Image_2024-05-27_at_14.33.42.jpeg