Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Orquestra e Coral da UFPI homenageiam Gabriel Fauré em abertura da temporada 2024 de concertos

Última atualização em Segunda, 27 de Mai de 2024, 09h19

WhatsApp_Image_2024-05-27_at_08.39.56.jpeg

Abertura da temporada 2024 ocorreu na sexta-feira, 24 de maio, no Cine Teatro da UFPI

A Orquestra e Coral da Universidade Federal do Piauí (O&CUFPI), o Coral da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e o Madrigal Vox Popvli realizaram na noite da sexta-feira, 24 de maio, a abertura da temporada de concertos de 2024, no Cine Teatro da UFPI, em Teresina. O concerto de abertura deste ano homenageou o compositor Gabriel Fauré.

WhatsApp_Image_2024-05-27_at_08.40.01.jpeg

Obras clássicas foram apresentadas em concerto de abertura da O&CUFPI

Na primeira parte do concerto, sob a regência do maestro Cássio Martins, a O&CUFPI executou obras de compositores renomados do cenário internacional. O público pode apreciar o poema sinfônico "Moldau" (Vltava) de Bedřich Smetana, que retrata o famoso rio que cruza a República Tcheca. Em seguida, a orquestra interpretou o "Humoresque" de Antonín Dvořák, uma peça caracterizada por seu humor e leveza melódica. Para finalizar a primeira parte, a O&CUFPI apresentou o "Danzón Nº 2" do compositor mexicano Arturo Márquez, trazendo toda a vibração e ritmo latino.

A segunda parte da noite foi dedicada integralmente ao "Requiem" de Gabriel Fauré, regida pelo maestro Vladimir Silva, professor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Esta obra-prima do repertório sacro se divide em sete movimentos: "Introit et Kyrie", "Offertory", "Sanctus", "Pie Jesu", "Agnus Dei", "Libera me" e "In Paradisum". Composta por Fauré, em 1888, a peça se destaca pela sua beleza serena e orquestração delicada, marcando um momento de profunda emoção e espiritualidade no concerto.

WhatsApp_Image_2024-05-27_at_08.39.59_1.jpeg

Regente do coral da UESPI, Pedro Furtado

Além da preparação vocal de Pedro Furtado, regente do Coral da UESPI, a orquestra trabalhou em conjunto com Vladimir Silva, segundo regente da noite. Ele destacou a união entre as equipes de corais como uma oportunidade de prestar uma grande homenagem a Gabriel Fauré. “Significa que o que se faz na UFPI está em sintonia com o que se faz no mundo. É importante que interpretemos o que é relevante em outras partes do mundo, e isso é uma oportunidade única para os alunos da UFPI, UESPI e do Madrigal Vox Popvli. Mostra que, mais do que construir barreiras, precisamos construir pontes e trabalhar em conjunto para o bem comum”, disse Vladimir.

O papel da O&CUFPI é difundir e democratizar a cultura, explica o maestro Cássio Martins. Institucionalizada em 2023, a Orquestra e Coral da UFPI é vinculada à Pró-Reitoria de Extensão de Cultura (PREXC), que oferta 40 bolsas de extensão, anualmente, 20 destinadas ao coral e 20 à orquestra.

WhatsApp_Image_2024-05-27_at_08.40.04.jpeg

Pró-Reitora de Extensão e Cultura da UFPI, Deborah Dettmam

A professora Deborah Dettmam, Pró-Reitora da PREXC, que prestigiou a abertura da temporada, afirma a importância do projeto: “Para nós, é um projeto muito importante para o desenvolvimento da música erudita. É poder dar acesso à comunidade teresinense a esse tipo de música, que não conseguimos comumente escutar aqui na cidade”.

Confira mais fotos:

WhatsApp_Image_2024-05-27_at_08.40.07_1.jpeg