Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI recebe delegações do G20 para visita na Feirinha Verde e Quitanda da Agricultura Familiar

Última atualização em Sexta, 24 de Mai de 2024, 23h52

Imagem_do_WhatsApp_de_2024-05-24_às_15.04.11_72d7977e.jpg

Delegações do G20 passam pela UFPI para conhecer atividades agroecológicas e sustentáveis

De passagem em Teresina, a fim de discutir políticas de desenvolvimento de combate a pobreza e a fome, as mais de 50 delegações do G20 estiveram presentes na Universidade Federal do Piauí (UFPI) na tarde desta sexta-feira (24/05). O objetivo da visita foi conhecer as produções agroecológicas e sustentáveis das exposições: Feirinha Verde e a Quitanda da Agricultura Familiar, ambas acontecem, periodicamente, no Espaço Rosa dos Ventos da Instituição.

Imagem_do_WhatsApp_de_2024-05-24_às_15.02.43_0faeade1.jpg

Feirinha Verde e Quitanda da Agricultura Familiar ocorrem periodicamente na UFPI

A Feirinha Verde começou durante a pandemia, por meio de iniciativa de feirantes, que resultou em exposições, inicialmente, na Praça Centenário. Devido ao sucesso, migrou-se à UFPI em uma parceria que conta atualmente com mais de 450 agricultores. O Projeto Quitanda da Agricultura Familiar, realizado pela Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), acontece simultaneamente na instituição. Ambas as exibições visam prestar apoio aos grupos de produção familiar, com vistas a aproximá-los do mercado consumidor da capital através da comercialização de alimentos cultivados localmente.

Imagem_do_WhatsApp_de_2024-05-24_às_15.59.08_7cf9a900.jpg

Pró-Reitora de Extensão e Cultura (PREXC), Profa. Deborah Dettmam

Representando a Administração Superior da UFPI, a Pró-Reitora de Extensão e Cultura (PREXC), Profa. Deborah Dettmam, explica que a ocasião foi oportuna para que o G20 tenha conhecimento acerca de como as pessoas conseguem manter o sustento de suas famílias por meio de uma produção agroecológica. “A Universidade apoia a iniciativa de feiras agroecológicas. É um prazer para nós estarmos albergando esse evento, para que os países possam ter acesso a uma agricultura de qualidade,  voltada para a subsistência familiar e, por conseguinte, às produções orgânicas”, destacou.

Imagem_do_WhatsApp_de_2024-05-24_às_16.32.23_9a2392cb.jpg

Ao centro da foto, Tiago Patrício, Diretor de Inovação em Parcerias Empresariais da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) e Coordenador do Projeto Quitanda da Agricultura Familiar

Tiago Patrício, Diretor de Inovação em Parcerias Empresariais da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) e Coordenador do Projeto Quitanda da Agricultura Familiar, frisa que a principal ação por trás das feiras é transformar os produtos em uma abordagem mais próxima do que pode ser exportado e vendido em supermercados, hotéis, entre outros. “A parceria com a Universidade Federal funcionou como um tripé para fomentar a agricultura familiar. Entendemos que a agricultura familiar sozinha não consegue trazer o melhor público, necessita de abordagens comerciais e de uma economia criativa, algo impulsionado pela feirinha verde, movimento empreendedor que começou durante a pandemia. Ela se consolidou nas praças de Teresina e, posteriormente, veio para dentro da Universidade Federal. Quando ela veio para dentro da instituição, convidou a Quitanda. Os piauienses são um povo muito primoroso com a produção e as delegações irão conferir isso de perto”, disse Patrício.

As feiras, que acontecem sempre aos domingos a cada 15 dias, atraem diversos públicos ao espaço Rosa dos Ventos na UFPI. Na ocasião, é possível encontrar brechós, plantas, artesanato, acessórios, bebidas, legumes, frutas, dentre outros. Excepcionalmente, em razão da visita das delegações, promoveu-se uma edição especial nesta sexta-feira. A Feirinha Verde e a Quitanda da Agricultura Familiar são iniciativas que oportunizam artifícios de mercado à agricultura familiar. Além de gerar mais renda para os produtores, promovem a diversidade cultural, a agroecologia e a segurança alimentar.

Confira mais fotos:

Imagem_do_WhatsApp_de_2024-05-24_às_15.02.44_f4042875.jpg