Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Atividades culturais e homenagens marcam os 20 anos do PPG em História do Brasil

Última atualização em Sexta, 24 de Mai de 2024, 16h15

WhatsApp_Image_2024-05-24_at_09.40.50.jpeg

Evento comemorativo ocorreu nos dias 23 e 24 de maio no CCHL/UFPI

Na quinta-feira (23), aconteceu o evento “PPGHB-UFPI: 20 anos de formação e transformações de trajetórias acadêmicas e profissionais”, para celebrar o aniversário de 20 anos do Programa de Pós-Graduação em História do Brasil (PPGHB) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Com o principal objetivo de comemorar e socializar com a comunidade as atividades que são realizadas no PPGHB.

As comemorações tiveram início no Auditório Noé Mendes com atividades artístico-culturais e entrega de menções honrosas aos fundadores e àqueles que contribuíram e continuam contribuindo para o desenvolvimento do PPGHB. Durante o evento, ocorreram palestras, mesas-redondas, atividades artísticas, exposições de publicações e o descerramento da placa comemorativa em alusão à 20ª turma do mestrado. A programação ainda continuou nesta sexta-feira (24/5) com palestra do Professor Durval Muniz da UFRN.

WhatsApp_Image_2024-05-24_at_09.40.52.jpeg

Da esquerda para a direita, a Professora Regilda Moreira-Araújo; e o Professor Pedro Vilarinho

A Pró-Reitora de Pós-Graduação da UFPI, Regilda Moreira-Araújo, destacou o impacto do Programa na formação de profissionais da área. "Estamos muito honrados com o crescimento e o impacto do Programa de Pós-Graduação em História do Brasil da UFPI, que ao longo de 20 anos tem contribuído significativamente para a formação de profissionais em diversos níveis, tanto local quanto nacional e internacional. Com a recente aprovação do doutorado, estamos em fase de consolidação e temos a expectativa de alcançar a nota 5 na próxima avaliação, refletindo o compromisso da Pós-Graduação da UFPI com a excelência acadêmica e a inserção social. Continuaremos a trabalhar incansavelmente para que as pesquisas tragam soluções para os problemas da sociedade, fortalecendo a contribuição para o desenvolvimento regional e nacional”, disse.

O Coordenador do Programa, Gleison da Costa Monteiro, ressalta a importância dessa celebração e destaca que, nesses 20 anos, o PPGHB tem formado recursos humanos de qualidade com grande impacto social. “Isso tem uma significância muito grande para o Programa, pois demonstra, não só uma responsabilidade social na formação desses recursos humanos, mas também como que esses recursos humanos atuam na construção de sujeitos produtores do conhecimento”. Gleison enfatizou também os desafios para ampliar a consolidação do PPG. “O primeiro deles é ampliar as parcerias com instituições do nordeste e fora do nordeste. O segundo é consolidar um Programa com a internacionalização. E, para isso, já iniciamos com a Universidade de Lisboa um doutorado sanduíche em que comunga uma intenção de grande significância para o programa”, inferiu.

O subcoordenador do PPGHB e um dos professores fundadores homenageados, Pedro Vilarinho, destacou a gratidão de ser um dos homenageados. "A construção de um Programa de Pós-Graduação é sempre uma obra coletiva, mas eu me sinto muito satisfeito e realizado pela homenagem e por ser um dos professores que construiu essa história”, disse.

Desde 2004, o programa oferece o curso de Mestrado e, desde 2019, o Doutorado. Atualmente, conta com 43 alunos de Mestrado e 45 de Doutorado, tendo até hoje 15 teses e 320 dissertações defendidas.

O programa tem grande impacto social, formando profissionais que hoje trabalham nos Institutos Federais do Piauí, Maranhão e Ceará, além de docentes no ensino básico e superior. Muitos egressos são hoje professores da própria UFPI e da UESPI. Ademais, o trabalho de pesquisa do programa é de grande relevância, como demonstrado pelo Núcleo de Pesquisa em História e Memória do Piauí (Nupem), coordenado pelos professores Pedro Vilarinho e Antônio Fonseca Neto.

O Nupem é composto por professores pesquisadores e alunos extensionistas que estão atualmente digitalizando acervos documentais do poder judiciário, principalmente documentos do século XIX. O núcleo também conta com um acervo de jornais dos séculos XIX e XX em microfilmes e digitalizados, documentos produzidos pelo poder executivo do Piauí no século XIX, e um acervo documental significativo referente à Igreja Católica nos séculos XVIII, XIX e XX, todos digitalizados.

Confira mais fotos:

WhatsApp_Image_2024-05-24_at_15.44.26.jpeg