Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Pesquisa da UFPI visa potencializar produção de café conilon no Cerrado Piauiense
Início do conteúdo da página

Pesquisa da UFPI visa potencializar produção de café conilon no Cerrado Piauiense

Imprimir
Última atualização em Quinta, 23 de Mai de 2024, 15h09

WhatsApp_Image_2024-05-23_at_09.53.08.jpeg

Estudo intitulado como “Produção de Café no Cerrado Piauiense”

Pesquisadores da Universidade Federal do Piauí (UFPI) — Campus Professora Cinobelina Elvas (CPCE), em Bom Jesus — vem realizando um estudo, tendo como base um dos grãos mais conhecidos nacionalmente: o café. A pesquisa, intitulada como “Produção de Café no Cerrado Piauiense”, tem como objetivo investigar a possibilidade de produção do café conilon (ou robusta), considerando as condições de solo e clima da região nordestina, verificando, dessa forma, a adaptabilidade de clones de café conilon trazidos de outras regiões do Brasil.

Segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), na década de 50, em decorrência de sua menor acidez e maior quantidade de sólidos solúveis, o café conilon passou a ser largamente utilizado pela indústria na fabricação dos cafés solúveis e em misturas com o café arábica.

Plano para transformar a região em polo produtor

O objetivo principal da pesquisa vai além da descoberta. O Prof. Fábio Luiz Zanatta, docente do curso de Engenharia Agronômica e coordenador a frente da pesquisa, destaca com entusiasmo sobre como tem sido o preparo dos estudos e os resultados até então obtidos.

“Conseguimos material genético da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária de Rondônia (Embrapa-RO) e do Incaper do Espírito Santo, implementando a testagem com 35 clones de café conilon, oriundos dessas instituições de pesquisa, de forma irrigada, na Fazenda Laranjeiras, situada no município de Currais–PI, Cerrado Piauiense. O projeto encontra-se em andamento, mas já foi possível realizar duas colheitas até o momento, sendo identificados 12 clones que apresentaram bom desenvolvimento vegetativo e bons resultados de produtividade, chegando a valores próximos a 100 sacas por hectare”, aponta.

O docente ainda revela os planos futuros para o projeto, afirmando que espera conseguir fazer da região um polo de produção de café conilon, diversificando a produção regional e trazendo impactos positivos para a economia e para a produção de café nacional.

WhatsApp_Image_2024-05-23_at_09.52.20.jpeg

Pesquisa utiliza o café conilon

No momento, a equipe é composta por professores e discentes do curso de Agronomia do Campus Professora Cinobelina Elvas, pesquisadores da Embrapa e do Incaper, buscando trabalhar na produção de novas mudas em prol da instalação do projeto em outros locais da região, como a Fazenda Escola de Alvorada do Gurguéia, agricultura familiar e comunidades agrícolas do Vale do Gurguéia.

Contribuição para a formação acadêmica e profissional

WhatsApp_Image_2024-05-23_at_09.52.23.jpeg

Discente do curso de Engenharia Agronômica de Bom Jesus, Gustavo Nunes

Para um dos membros da equipe, o discente do curso de Eng. Agronômica, Gustavo Nunes, a pesquisa vai além da descoberta, mas também contribui para sua formação como estudante e profissional.

“A pesquisa tem contribuído bastante na minha formação, já que consigo estudar na Universidade e aplicar na prática, além de conhecer e estudar uma cultura que não é comumente cultivada aqui no Piauí, especificamente no cerrado. A cada visita de campo experimental em que está instalada a cultura do café — principalmente o café conilon e agora na produção de mudas — é um aprendizado contínuo e vantajoso”, destaca.

O aluno também aponta que a pesquisa pode ser usada além da comunidade interna, mas também, pode colaborar com a sociedade. Com os dados alcançados, a população saberá como o café se comporta aqui na região e os principais fatores para instalação da cultura em uma área que a produção mudas seja cultivável.

Importância econômica e social do café no Brasil

O Incaper destaca em um livro sobre o café conilon, que desde a introdução do grão em 1727, a plantação se constituído em um dos produtos mais importantes no País, na geração de empregos, na produção de riquezas, na diversificação agrícola e na fixação do homem no campo. Embora atualmente outros produtos dividam a liderança e assumam também relevância no país, o café continua a exercer importância econômica e social fundamental, com a geração de número expressivo em empregos, renda e divisas.

Com quase 300 anos de história com o café, o Brasil é o maior produtor, exportador e segundo maior consumidor mundial de café, além de ser conhecido como o país de “muitos aromas e sabores”.

Confira o livro completo no link.

Abaixo mais fotos da pesquisa:

WhatsApp_Image_2024-05-23_at_09.52.26.jpeg

WhatsApp_Image_2024-05-23_at_09.52.29.jpeg

WhatsApp_Image_2024-05-23_at_09.52.25.jpeg

Fim do conteúdo da página