Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Aberto I Encontro de Violões da UFPI

Aberto I Encontro de Violões da UFPI

Última atualização em Quinta, 23 de Mai de 2024, 14h35

WhatsApp_Image_2024-05-22_at_19.33.59.jpeg

Ao centro da foto, o professor Edson Figueiredo, na abertura do I Encontro de Violões

O I Encontro de Violões da Universidade Federal do Piauí foi iniciado na quarta-feira, 22 de maio. Promovido pela Camerata de Violões da UFPI, a solenidade de abertura do evento foi realizada no Auditório Professora Maria Salomé Cabral no Centro de Ciências da Educação (CCE/UFPI). A primeira edição do encontro conta com a participação de violonistas locais e de outras regiões do Brasil, além de promover a realização de apresentações de trabalhos acadêmicos, oficina sobre arranjo para grupos de violões, recitais e a exibição do documentário “Desvendando o Violão Expandido”.

De acordo com o idealizador do evento e docente do curso de Música, Edson Figueiredo, a expectativa é que o encontro aconteça de forma regular a cada ano. “A ideia é que seja feito uma vez por ano. Esse é o primeiro. A expectativa está muito boa, então a ideia, dando tudo certo, é que seja um evento anual e entre para o calendário da Universidade”, afirmou.

O professor falou também a respeito da importância de eventos como esse para a Instituição. “Pensando no curso de música da UFPI ou na Instituição como um todo, é uma vitrine para a Universidade, para a produção artística e também uma divulgação do curso de Música que é uma graduação que já existe há muitos anos. O violão é um instrumento que tem um bom destaque aqui dentro do curso, nós temos muitos alunos que se dedicam ao violão. Agora, a gente tem a Camerata de Violões, que é um projeto de extensão. São 16 violonistas tocando em conjunto, então eu acho que é um momento de agregar não só os músicos acadêmicos da Instituição, mas os músicos da cidade e os entusiastas do violão, as pessoas que gostam, as pessoas que têm curiosidade em conhecer o violão instrumental”, comentou.

Marcelo Mateus, docente da Universidade Federal do Ceará (UFC) no campus de Sobral, reiterou a importância de eventos como esse. “É importantíssimo, um evento tão relevante quanto esse, eu não podia deixar de participar. Foi uma honra ter sido convidado pelo professor Edson, e vir aqui prestigiar a maravilhosa organização, uma programação tão bem feita, tão bem costurada, com eventos, oficinas e mostras, apresentação de trabalhos, então é um ambiente que eu não podia deixar de vir”, declarou.

WhatsApp_Image_2024-05-22_at_20.12.52.jpeg

Na foto, os professores da UFC, Marcelo Mateus e Adeline Stervinou

A flautista e professora do curso de Música da UFC, em Sobral, Adeline Stervinou expressou felicidade em participar do evento pioneiro da UFPI. “Primeiramente, é uma honra estar aqui, ter recebido o convite. Apesar de eu ser flautista, eu acho extremamente importante ter um evento de violões. Tenho certeza que é o primeiro, mas vão ter muitos outros, e com sucesso. E fico muito feliz por participar deste momento e estar aqui apoiando os colegas, revendo os amigos e conhecendo os estudantes também. É um prazer estar aqui”, assegurou.

WhatsApp_Image_2024-05-22_at_19.57.06.jpeg

Violonista paranaense Mário Silva

O violonista paranaense Mário Silva, protagonista de “Desvendando o Violão Expandido” que será exibido durante o evento na sexta-feira (24), comentou sobre o documentário e a técnica apresentada nele. “O filme chama-se ‘Desvendando o Violão Expandido’. No filme, abordamos sobre a técnica expandida para violão, e também em outros instrumentos, quando você consegue extrair sons que não são típicos daquele instrumento. Por exemplo, o cara que toca violão flamenco, ele praticamente percute o violão flamenco para os caras dançarem. Então, a técnica expandida é isso: uma sonoridade não tradicional do instrumento. Isso é basicamente a ideia da técnica expandida”, explicou.

O encontro continua a ser realizado nos dias 23 e 24. Para mais informações a respeito da programação do evento clique aqui.

WhatsApp_Image_2024-05-22_at_18.51.58.jpeg