Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI e Fundação Quixote se reúnem no Espaço Rosa dos Ventos para visita técnica do SALIPI 2024

Última atualização em Quarta, 22 de Mai de 2024, 11h42

DSC_0123-13.jpg

Visita técnica realizada no Espaço Rosa dos Ventos com intuito de realização do SALIPI 2024

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) e a Fundação Quixote, instituições parceiras na realização do Salão do Livro do Piauí (SALIPI), se reuniram para visita técnica ao Espaço Rosa dos Ventos, onde será sediada a 22ª edição do evento, entre os dias 7 e 16 de junho de 2024. A feira literária, que recebe anualmente milhares de visitantes de todos os lugares do país, completa, este ano, 10 anos de realização em parceria com a Universidade, recebendo no campus Ministro Petrônio Portella mais uma vez estandes para vendas de livros e difusão de conhecimento, apresentações culturais, palestras com artistas e cientistas locais e nacionais.

DSC_0109-10.jpg

Da esquerda para a direita: o Prefeito Universitário, Alessandro Rhadamek; e o Vice-Reitor, Viriato Campelo

O vice-reitor da UFPI, professor Viriato Campelo, destaca que a parceria entre a Universidade e a Fundação Quixote é de grande relevância cultural para o cenário teresinense e piauiense, na medida que o evento congrega grande circulação de pessoas de diferentes lugares do país e difunde a cultura literária e conhecimento científico. “Envolve produção científica, de arte, uma infinidade de pessoas que vem nos visitar, os alunos e quem é de fora; é uma grande festa em prol da cultura. Mais uma vez a Universidade está empenhada, assim como foi nos últimos 10 anos, para novamente obtermos sucesso com a parceria e cumprir com o objetivo de abrir a instituição para a população, para a sociedade conhecer nossa produção de conhecimento, ler, trocar idéias, conversar com pessoas de fora”, explica.

O presidente da Fundação Quixote, Kássio Gomes, afirma que a visita pretende avaliar a adequação do Espaço Rosa dos Ventos para a edição de 2024, visto que este ano haverá ampliação, com maior participação de estandes institucionais no evento. “Vinhemos para observar o que, tecnicamente, precisa ser resolvido para que a partir de 7 de junho possamos receber dentro do Espaço Rosa dos Ventos toda a população piauiense e visitantes de outros estados que buscam o evento como alternativa cultural. A intenção é de que haja ampliação da área dos estandes no âmbito estrutural. Pretendemos ampliar para garantir maior conforto para trânsito do público, já que o SALIPI recebe uma média de 250 mil visitantes durante seus 10 dias de realização”, enfatiza.

O professor Luiz Romero, membro da Fundação Quixote presente na visita técnica, afirma que a parceria com a Universidade é definitiva com o aniversário de 10 anos de realização do evento dentro do campus da Instituição de Ensino Superior. “Essa visita significa muito para nós e para a UFPI, porque precisamos resolver algumas demandas infraestruturais para sediar o evento, assim como garantia de segurança para o público que virá. Estamos apenas ajustando detalhes, possivelmente nesta semana chegam os primeiros caminhões com material para montagem dos estandes”, acrescenta.

O SALIPI possuirá este ano em torno de 100 estandes para locação de todas as suas arenas, dentre elas Estação Letras e Expressões, onde ocorrem palestras, saraus e rodas de conversa; as arenas Cordel e Salipinho, voltados para atividades culturais para o público infantil; a arena Bate-Papo Literário, na qual são recebidos autores locais e nacionais; dentre outras. O SALIPI ainda realizará o Seminário Língua Viva, no Cine Teatro da UFPI, este em sua 27ª edição, que ocorrerá das 9 horas às 21 horas, com participação da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) do Piauí, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e Defensoria Pública do Estado do Piauí.

DSC_0111-11.jpg

Para os próximos dias será realizada a montagem da estrutura física do SALIPI 2024

Este ano, o Salão do Livro homenageará a jornalista e biblioteconomista Graça Targino, importante figura na história da UFPI, por ter participado na fundação do sistema de de Bibliotecas da instituição e sido docente do Departamento de Comunicação Social por mais de 30 anos. As atrações confirmadas para a 22ª edição do SALIPI contam com o jornalista Zeca Camargo, a promotora de justiça Lívia Santana Vaz, a pesquisadora e autora Carla Akotirene, a historiadora e escritora Mary Del Priore, dentre muitos outros. O presidente da Fundação Quixote afirmou ainda que em 2024 será recebida no evento a escritora moçambicana Paulina Chiziane, vencedora do prêmio Camões de Literatura em 2021.

DSC_0148-26.jpg