Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > PET Serviço Social realiza ciclo de palestras “O acesso ao ensino superior em uma universidade pública e políticas de permanência”

Última atualização em Terça, 21 de Mai de 2024, 08h37

Ação ocorreu no CETI Professor Antonio Tarcísio Pereira e Silva

O Programa de Educação Tutorial (PET) de Serviço Social da Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizou, no dia 2 de maio, a atividade do ciclo de palestras “O acesso ao ensino superior em uma universidade pública e políticas de permanência” no CETI Professor Antonio Tarcísio Pereira e Silva com estudantes do terceiro ano do ensino médio.

De acordo com a professora Tutora do PET de Serviço Social, Iracilda Braga, a educação é um direito social fundamental estabelecido pela Constituição Federal Brasileira de 1988. Além disso, deve ser vista, sobretudo, como um direito coletivo com ações afirmativas do Estado que ofereçam à sociedade instrumentos para alcançar seus fins, garantindo, por exemplo, o acesso ao ensino superior em universidades públicas, bem como a promoção de programas que assegurem a permanência dos estudantes nestas instituições. “Nesse sentido, o Programa de Educação Tutorial (PET) Serviço Social, da Universidade Federal do Piauí, propõe a realização de atividades com alunos do 3° ano do ensino médio da rede pública de ensino do município teresinense (PI), sobre o acesso ao ensino superior em uma universidade pública e sobre as políticas e os programas destinados a efetivar a permanência dos estudantes na universidade e diminuir a taxa de evasão no Ensino Superior”, explicou.

Além da participação da professora Tutora do PET de Serviço Social, Iracilda Braga, a atividade contou com estudantes/petianos do Curso de Serviço Social e 90 estudantes do ensino médio.

image_1.png