Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Projeto Física na Comunidade promove ações em torno do Dia do Físico

Projeto Física na Comunidade promove ações em torno do Dia do Físico

Última atualização em Segunda, 20 de Mai de 2024, 17h22

minicurso_3.jpeg

Minicurso contou com oficinas lúdicas

O Projeto de Extensão “Física na Comunidade”, coordenado pelo Prof. Alexandre Leite, do Curso de Licenciatura em Educação do Campo do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, em Picos, realizou uma série de atividades em alusão ao Dia do Físico, celebrado em 19 de maio.

Entre as atividades, aconteceu, no dia 15 de maio, o minicurso “Formação para o Desenvolvimento de Atividades Lúdicas no Ensino de Astronomia em Escolas do Campo”. A ação, que foi ministrada pelos bolsistas PIBEX/UFPI Adriel Feitosa de Moura e Alisson Feliphe Oliveira Sousa Vitor, do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, contou com oficinas de atividades lúdicas sobre constelações e planetas do Sistema Solar.

iv_fisica_na_comunidade_mostra_7.jpeg

IV Física na Comunidade

Na sequência, no dia 16 de maio, foi realizada a IV Física na Comunidade: comemoração do dia do Físico. O evento proporcionou a realização de live (no canal do projeto) intitulada "Mestrado em Ensino de Física em Picos, Piauí: formação e perspectivas profissionais", em que tivemos uma roda de conversa, mediada pelo Prof. Alexandre Leite, com a Profa. Ana Cristina de Sousa e o Prof. Jeferson dias Gonçalves, do IFPI, e o Prof. Ysmailyn Siqueira Costa, da UNIVASF.

No dia seguinte, em 17 de maio, à tarde, houve uma mostra de experimentos de Física realizada pelos mestrandos do Polo 65 do Mestrado Nacional em Ensino de Física no pátio do campus de Picos.

v_fisica_na_comunidade_5.jpeg

V Física na Comunidade

Encerrando as atividades, ocorreu no dia 20 de maio a V Física na Comunidade: comemoração do dia do Físico na Unidade Escolar Julieta Neiva Nunes. Na oportunidade, foram promovidas atividades lúdicas com o tema Astronomia com três turmas dos anos finais do ensino fundamental da Unidade Escola Julieta Neiva Nunes, da SEDUC, no bairro Pantanal, em Picos. O evento foi organizado pelos alunos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo de Picos. Uma das atividades explorou a escala entre planetas do Sistema Solar. A outra atividade trabalha o subtema Constelações do Zodíaco.

iv_fisica_na_comunidade_mostra_2_1.jpg