Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Reitor Gildásio participa de abertura do evento “G20 Social”
Início do conteúdo da página

Reitor Gildásio participa de abertura do evento “G20 Social”

Imprimir
Última atualização em Segunda, 20 de Mai de 2024, 14h38

WhatsApp_Image_2024-05-20_at_10.08.51.jpeg

Reitor da UFPI, Gildásio Guedes, comparece ao Auditório da FIEPI para prestigiar G20 Social

Na manhã desta segunda-feira (20), o Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Gildásio Guedes, marcou presença no evento G20 Social, preparatório para a 3ª reunião da Força-Tarefa para construção da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, que acontecerá de 22 a 24 de maio em Teresina. A reunião ocorreu na sede da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI).

O G20 Social é uma iniciativa conjunta do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), do Governo do Piauí e da Secretaria-Geral da Presidência da República.

A reunião contou com abertura feita pelo ministro do Desenvolvimento Social, Combate à Fome e Família, Wellington Dias. O ministro liderou a reunião da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), que discutiu propostas a serem apresentadas ao G20. Além disso, a secretária Extraordinária de Combate à Fome e à Pobreza do MDS, Valéria Burity, também marcou presença, juntamente com o Governador do Piauí, Rafael Fonteles; a Senadora do Piauí, Regina Sousa; além de demais autoridades.

O Reitor, Gildásio Guedes, ressaltou a importância e relevância do evento, especialmente por se tratar da discussão da pauta que será levada ao G20, um evento de escala global que, pela primeira vez, incluirá o tema do combate à fome e à insegurança alimentar. "Estamos aqui para debater a pauta da fome e da segurança alimentar, e é crucial que a Universidade, enquanto centro produtor de conhecimento e tecnologia, contribua para incluir em destaque temas que consideramos fundamentais”. O reitor ainda enfatizou que pela primeira vez, o combate à fome e à insegurança alimentar será discutido no G20. “Nós estamos aqui para fortalecer esse debate, que também é central para a Universidade Federal do Piauí, dada a nossa expertise em cursos voltados para a produção e melhoria de grãos e animais”, pontuou. 

Durante o encontro, aberto ao público e à imprensa, os ministérios que integram a Caisan contribuíram com ideias para a composição da cesta de políticas públicas da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. A intenção é adaptar iniciativas bem-sucedidas contra a insegurança alimentar e a miséria aos contextos nacionais e implementá-las nos países membros.

WhatsApp_Image_2024-05-20_at_10.08.53.jpeg

Fim do conteúdo da página