Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Inscrições abertas para o Seminário Piauí Indígena: Luta por direitos e autonomia

Última atualização em Segunda, 20 de Mai de 2024, 16h37

Cartaz_Final_Seminário_1.png

Estão abertas as inscrições para o evento "Seminário Piauí Indígena: Luta por Direitos e Autonomia", que tem como objetivo promover reflexões acerca dos conflitos e da violação dos direitos indígenas, além de fomentar discussões sobre ações que visem à promoção da autonomia indígena e sua inclusão na Universidade Federal do Piauí. O evento acontecerá no dia 24 de maio, no Centro de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal do Piauí (CCHL/UFPI), no campus Ministro Petrônio Portella. As inscrições podem ser realizadas através do SIGAA.

A programação do evento é constituída de Audiência Pública, lançamento de livros e Roda de Conversa Ações da UFPI com povos indígenas. A Profa. Carmen Lima, Coordenadora Geral do seminário e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia, afirma que: o seminário será um momento importante para debater assuntos relevantes para os povos indígenas e a universidade. Nos últimos anos, a UFPI vem desenvolvendo ações que favorecem o reconhecimento e a defesa dos indígenas. “Queremos dar visibilidade aos trabalhos desenvolvidos, pensar formas de fortalecer o que está sendo feito e criar um contexto favorável para novas ações indigenistas em nossa instituição”.

O evento contará com a participação de representantes de todos os povos e de instituições muito importantes para a defesa dos direitos e indígenas tais como Ministério Público Federal, Defensoria Pública da União, Comissão de Direitos Humanos da OAB, Funai e União Plurinacional de Estudantes Indígenas – UPEI.

“Na coordenação, organização e apoio temos uma rede de parcerias que envolve pesquisadores da UFPI e organizações que têm uma importante atuação no Piauí, tais como a Cáritas da Arquidiocese de Teresina, União Plurinacional de Estudantes Indígenas, Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu e Centro Cocais”, frisa a professora Carmen Lima.