Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Exibição de Documentário no Curso de Jornalismo suscita discussão sobre a História das Telecomunicações no Piauí

Última atualização em Sexta, 17 de Mai de 2024, 17h56

WhatsApp_Image_2024-05-16_at_16.15.32_1.jpeg

Exibição de documentário no Auditório Salomé Cabral (CCE/UFPI)

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizou na tarde de ontem, 16 de maio, a exibição do documentário “Seu Albuquerque e outras histórias das telecomunicações no Piauí” no Auditório Maria Salomé Cabral, no Campus Ministro Petrônio Portella, na cidade de Teresina. A exibição do produto cinematográfico foi uma realização da disciplina de Jornalismo Cultural, do Curso de Bacharelado em Jornalismo da Instituição, com realização de Samantha Castelo Branco, Henrique Douglas, Ana Regina Rêgo e Karolene Veras; a exibição foi aberta para participação de toda a população.

Com direção do cineasta e professor Ajosé Fontinelle, o documentário é uma pesquisa histórica acerca do desenvolvimento das telecomunicações no Piauí, a partir da contextualização da vida de um homem de origem simples e do interior do estado que se tornou o primeiro diretor técnico da primeira emissora de televisão piauiense, o Seu Albuquerque. Baseado na biografia de Raimundo Nonato Albuquerque, “Caminhos por onde andei: as telecomunicações nos séculos XX e XXI”, o trabalho desenvolve a narrativa acerca de sua atuação e importância para a instalação e popularização do sistema de telecomunicação na realidade local. Ao fim da exibição, foram sorteados exemplares da biografia para o público presente.

WhatsApp_Image_2024-05-17_at_10.15.41.jpeg

'Caminhos por onde andei' é de autoria de Ajosé e de Seu Albuquerque

“Eu sou de uma fazenda do Maranhão e não queria matar gado. Atravesso e venho para o Piauí com 14 anos de idade. Queria me formar em Farmácia, só que tinha um rádio como única fonte de informação no lugar. E mudou a minha vida, eu decidi ‘não vou mais estudar farmácia, vou estudar rádio’. Fiz o primeiro curso a distância do país, o RT 66.214, durante dois anos, o que me deu coragem para ir estudar eletrônica em São Paulo, e depois voltar para Teresina, uma cidade pequena na época, onde montei a primeira estação de televisão desse estado”, explica seu Albuquerque sobre o início da sua carreira na comunicação por volta dos anos 1960.

WhatsApp_Image_2024-05-16_at_16.15.28_1.jpeg

Da esquerda para a direita: Seu Albuquerque "Raimundo Nonato Albuquerque"; e o professor Ajosé Fontinelle

O roteirista e diretor do documentário, professor Ajosé Fontinelle, destaca a importância dessa exibição como motor de discussões dos estudantes sobre a história das telecomunicações no Piauí. “É uma narrativa em que se acompanha a vida do Seu Albuquerque desde a Segunda Guerra Mundial até os dias de hoje e se aproveita como linha narrativa o desenvolvimento das telecomunicações, tanto no Brasil, quanto aqui no Piauí. O documentário é um passeio com os entrevistados que também fazem parte dessa história e conta de maneira simples como o rádio e a televisão e outros meios da atualidade se desenvolveram no Piauí”, afirma.

Ícaro Uther, diretor de fotografia e editor do documentário, afirma que a produção é um trabalho que foi desenvolvido por cerca de 5 anos, um longo tempo devido a riqueza do material biográfico de base e da vida do protagonista do filme. “É bastante importante o espaço que a UFPI cedeu para transmitir essa mensagem para os estudantes. O Seu Albuquerque é uma lenda viva, a importância dele para as telecomunicações para o Brasil é algo que deve ser compartilhado e que mais pessoas vejam”, acrescenta.

O jornalista e mestrando em Comunicação, Henrique Douglas, define o momento como uma aproximação da comunidade acadêmica de Jornalismo da UFPI com a linguagem audiovisual, na medida em que a união entre esse tipo de produto jornalístico e a disciplina de jornalismo cultural tem “capacidade de humanizar as nossas histórias”. “De várias maneiras a pesquisa do professor Ajosé Fontinelle contribui para alunos de jornalismo, informa sobre nossa história, mostra importância do audiovisual e congrega a comunidade ufpiana, para garantir aos alunos de comunicação estarem juntos e trocando ideias”, frisa.

Raimundo Albuquerque enfatiza ficar feliz em participar do momento com os estudantes de Jornalismo da UFPI, por ter sido ele também o criador do primeiro museu de telecomunicações do Piauí. “É uma grande história, um grande sentimento, de um garoto ‘capial’, que veio do interior, e fez uma história numa cidade pequena. Imagine só, um pequeno cidadão do interior montando um canal de televisão. O livro conta também um pouco da minha história, da minha família e das telecomunicações do Piauí. Fico muito feliz com esse momento, porque sou um apaixonado por histórias”, finaliza.

WhatsApp_Image_2024-05-16_at_16.15.32.jpeg