Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Colégios Técnicos da UFPI iniciam aulas do Programa Mulheres Mil

Colégios Técnicos da UFPI iniciam aulas do Programa Mulheres Mil

Última atualização em Sexta, 17 de Mai de 2024, 08h25

WhatsApp_Image_2024-05-16_at_15.31.14.jpeg

Programa é voltada para capacitação de mulheres em situação de vulnerabilidade social

A aula inaugural do Programa Mulheres Mil, no Colégio Técnico de Floriano da Universidade Federal do Piauí (CTF/UFPI), teve início na segunda-feira (23) e marcou a abertura do programa que tem por objetivo ofertar cursos de formação inicial continuada para mulheres de idade a partir dos 16 anos. Tendo como foco principal aquelas que encontram-se em situação de vulnerabilidade social.

As aulas estão sendo lecionadas nos três Colégios Técnicos, já tendo sido iniciadas em Teresina, no dia 8 de abril e, em 11 de maio no Colégio Técnico de Bom Jesus (CTBJ). O Programa foi lançado por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) e deve ocorrer em dois ciclos com 829 vagas destinadas aos Colégios Técnicos da UFPI para diferentes formações técnicas.

O CTF conta com 90 vagas e três turmas para os cursos de Operadora de Computador, Cuidadora de Idosos e Horticultora Orgânica. Na segunda etapa, deverão ser contempladas 120 vagas com mais quatro turmas.

Segundo o coordenador geral do programa na Universidade e professor titular do CTF, Laurielson Chaves Alencar, as aulas marcam a conclusão da primeira etapa, em que se pretende terminar o primeiro ciclo em agosto e, na sequência, iniciar o segundo ciclo que segue até dezembro de 2024. “Nós encaminhamos um novo projeto, com novas demandas, estamos solicitando mais de mil vagas para os três Colégios Técnicos da UFPI. Aguardamos apenas a aprovação para ser ofertado no ano de 2025”, enfatiza.

Na última segunda-feira (13) foram iniciadas as aulas da turma de Manicure e Pedicure no município de Currais, como afirma a Coordenadora Adjunta do Projeto Mulheres Mil no Colégio Técnico de Bom Jesus, Carmélia Prado. "O Programa Mulheres Mil está ofertando cursos em quatro cidades. Aqui em Currais nós temos na cidade e também em uma comunidade chamada Laranjeiras, que é uma comunidade indígena, e em Redenção, que é uma comunidade quilombola", destaca Carmélia.

A Coordenadora Adjunta do projeto também demonstra satisfação com a oferta dos cursos. "Estamos todos muito satisfeitos com o início dos cursos, porque houve uma frequência grande de alunas em todos eles e todas parecem muitos animadas com a ideia de finalizá-los", declara.

Os cursos de Operador de Computador e Masseira, bem como o de Apicultura tiveram início na última terça-feira (14) em Eliseu Martins. No sábado, foram iniciadas as aulas dos cursos de Agricultor Orgânico em Currais e Laranjeiras, assim como em Brejão dos Aipins e Redenção do Gurguéia, comunidade indígena.

Confira mais fotos:

WhatsApp_Image_2024-05-16_at_15.30.53.jpeg