Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Plataforma “Egressos-UFPI” convoca comunidade acadêmica a responder questionários que acompanham atuação profissional de alunos concluintes

Última atualização em Quinta, 16 de Mai de 2024, 11h52

egressos.png

Plataforma “Egressos-UFPI” reúne dados e acompanha atuação profissional de alunos formados

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) implementa o Programa de Acompanhamento de Egressos (PAE) de forma on-line e acessível para a comunidade acadêmica por meio do Portal de “Egressos-UFPI”. A ferramenta tem por objetivo avaliar o desempenho de todas as modalidades de ensino ofertada pelos campi da Instituição, a partir da experiência e avaliação de estudantes que concluíram a graduação, pós-graduação e ensino básico técnico e tecnológico. O programa é a execução de uma das metas do Plano de Desenvolvimento Institucional (2020-2024). Acesse o site aqui.

A plataforma “Egressos-UFPI” é coordenada pelo Comitê do Programa de Acompanhamento de Egressos (CoPAE), tendo sido criada em março de 2023 através da Resolução CEPEX/UFPI N° 446. O documento delimita o conceito de “Egresso” àqueles estudantes que concluíram seus estudos no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, de Graduação ou de Pós-graduação na UFPl. A política de acompanhamento do público-alvo é instituída pelo Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES) nas Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil.

O site “Egressos” procura elaborar dados estatísticos profundos acerca dos antigos estudantes da Universidade, visto que um dos objetivos é coletar informações de membros da comunidade acadêmica desde a formação da primeira turma da Universidade, no ano de 1975.  O acompanhamento da trajetória profissional dos egressos, por parte da IES, representa, portanto, aspecto fundamental para avaliar a eficácia da sua atuação e poder revê-la no que considerar necessário, podendo implementar políticas e estratégias de melhoria da qualidade do ensino, de modo a atender às necessidades da sociedade.

UFPI intensifica ações para bom desempenho dos cursos no ENADE

A Coordenadora de Avaliação e Regulação Acadêmica e Procuradora Institucional da UFPI, professora Edna Maria Magalhães do Nascimento, convoca toda a comunidade acadêmica para mobilizar os estudantes egressos a participarem do programa, atualmente em fase de implantação, a fim de garantir a solidificação do banco de dados do site, o qual ela destaca como importante ferramenta de estudo do perfil dos alunos que passaram pela instituição, bem como para a sistematização de oportunidades no mercado de trabalho, de qualificações profissionais e de eventos culturais e científicos.

questionário1.png

Fonte: Egressos-UFPI

“Através da plataforma, os estudantes que foram formados pela UFPI poderão incluir seus dados no sistema. Este acompanhamento é fundamental porque avalia o desempenho dos cursos, por meio de pesquisa para acompanhamento da carreira profissional e formação continuada. A instituição irá sistematizar os  indicadores para verificar se as atividades desenvolvidas pelo egresso estão em sintonia com os objetivos propostos por seus respectivos cursos, visando o planejamento e replanejamento de ações a serem desenvolvidas, com vista a sanar as fragilidades e ampliar as potencialidades”, afirma a professora Edna Magalhães.

questionario2.png

Fonte: Egressos-UFPI

Para participar do programa, os egressos podem acessar a página através do site oficial da Universidade. Na seção ‘EXTENSÕES’, clique em ‘EGRESSOS’ e tenha acesso aos questionários e avaliações de estudantes que já passaram pela UFPI, de acordo com a modalidade de ensino pela qual obteve certificado de conclusão de curso pela instituição.

A participação dos egressos na pesquisa é importante para a avaliação das políticas públicas voltadas à educação aplicadas na Universidade. A pesquisa é aplicada através de questionários na plataforma google formulários, divididos para as três categorias de ensino ofertadas pela UFPI, a avaliar o perfil dos egressos, com sistematização estatística da inserção destes no mercado de trabalho, o campus onde estudaram, a localização geográfica onde residem, as condições do trabalho após a conclusão do ensino, a efetividade de políticas afirmativas, dentre outros aspectos.

“Divulgar a plataforma de acompanhamento de egressos aos alunos, principalmente aos concluintes, conscientizando-os sobre a importância de contribuírem com a avaliação do curso, enquanto cidadãos diplomados pela Instituição, é uma das metas dessa política”, finaliza a professora Edna Magalhães.

questionario3.png