Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI participa de Sessão Solene na Câmara de Teresina em homenagem ao Dia do Zootecnista
Início do conteúdo da página

UFPI participa de Sessão Solene na Câmara de Teresina em homenagem ao Dia do Zootecnista

Imprimir
Última atualização em Sexta, 17 de Mai de 2024, 10h09

WhatsApp_Image_2024-05-14_at_17.49.32.jpeg

UFPI marca presença em Sessão Solene na Câmara de Teresina em alusão ao Dia do Zootecnista 

Na segunda-feira, 13 de maio, professores da Universidade Federal do Piauí (UFPI) participaram de Sessão Solene em homenagem ao Dia do Zootecnista na Câmara Municipal de Teresina. O evento, que aconteceu no Plenário Vereador José Ommati, foi transmitido ao vivo por meio do canal do YouTube da Câmara, sendo proposto pelo vereador Valdemir Virgino. Para assistir, acesse aqui.

Na oportunidade, estiveram presentes, compondo a mesa de honra, a professora Samira Teixeira, coordenadora do curso de Zootecnia do campus Torquato Neto da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), a profª. Michelle de Oliveira, representante da UFPI e Hipólito Lima, representando a Associação Brasileira de Zootecnia (ABZ-PI). 

O docente do curso de Zootecnia da UFPI e diretor da ABZ-PI, Daniel Biagiotti, falou a respeito da data comemorativa. “O dia 13 de maio é o Dia do Zootecnista, o dia considerado em comemoração a essa profissão nova, mas já estabelecida, com o mercado de trabalho bem definido no Brasil, no Piauí e em Teresina. No Piauí, nós temos cinco cursos de Zootecnia, dois na Universidade Federal, em Bom Jesus e Teresina, dois na Universidade Estadual, em Corrente e Teresina, e um no Instituto Federal, na cidade de Paulistana”, afirmou.

Ele também declarou que os profissionais desse ramo trabalham com animais silvestres e domésticos, porém, possuem outras funções diversas. “O Zootecnista é um profissional que trabalha com a produção animal na vertente da alimentação, nutrição, melhoramento genético, instalações, bem-estar e ambiência. Tudo para poder proporcionar um ganho produtivo na produção de carne, ovos, leite e mel. É um profissional que preza muito a qualidade do alimento, o alimento que chega à mesa dos brasileiros. Então, ele busca que haja melhorias no quesito qualidade de carne, leite e do mel, que chega à mesa do consumidor. O zootecnista está atuando também na área de reprodução, na área que compete a ele, na questão de inseminação artificial e das biotecnologias da reprodução. Vem também atuando dentro das grandes empresas, hoje na linha de novas pesquisas e novos mercados que abrangem essa possibilidade”, explicou.

Stélio Bezerra Pinheiro de Lima, Coordenador do curso de Zootecnia do campus Professora Cinobelina Elvas, além de celebrar a data comentou sobre a referida graduação, em Bom Jesus. “O curso de Zootecnia de Bom Jesus da UFPI foi o primeiro curso de Zootecnia da Federal do Piauí e iniciou juntamente com a inauguração do campus. De lá para cá, nós já temos formado diversos zootecnistas que estão atuando nas mais diversas áreas de atuação do zootecnista e nas diversas áreas do Brasil. Os zootecnistas formados aqui, no Campus de Bom Jesus, têm a possibilidade de sair na sua formação acadêmica com uma expertise muito grande em diversas áreas dado a diversidade do corpo docente que é formada em diversas localidades do país também”, elucidou.

Fim do conteúdo da página