Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Sessão solene da Câmara de Teresina celebra os 70 anos do Colégio Técnico de Teresina (CTT)

Última atualização em Terça, 14 de Mai de 2024, 15h04

WhatsApp_Image_2024-05-08_at_11.23.33.jpeg

Aniversário de 70 anos do CTT/UFPI é agraciado com sessão solene na Câmara Municipal de Teresina

Aconteceu no dia 8 de maio, no Plenário Vereador José Ommati, a Sessão Solene em homenagem aos 70 anos do Colégio Técnico de Teresina (CTT). O evento celebrou a fundação da Escola, que se sucedeu no dia 10 de maio de 1954, atuando desde antes da fundação da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

O professor Jocivaldo de Carvalho Pacheco, atual Diretor do Colégio Técnico de Teresina esteve presente na solenidade e falou sobre o crescimento do Colégio a partir de seu surgimento. “A escola não fica somente nos muros do CTT, ela vai para além, então isso é o que nos motiva a fazer sete décadas de sucesso, mudando o ensino tecnológico do país, do Brasil, e em Teresina, mas também mudando o ensino para as próximas décadas. Nós, hoje, temos casos de professores que foram alunos na época e, atualmente, são professores, que é o caso do professor Francisco de Assis Sinimbú Neto, que foi Diretor por oito anos”, afirma o atual Diretor.

Atualmente, o CTT oferta ensino médio concomitante com Agropecuária, e os cursos Técnicos em Agropecuária, Enfermagem, Informática e Agente Comunitário de Saúde, e também oferece o curso superior em Agroecologia. Além disso, também atende o EJA-EPT: Educação de Jovens e Adultos na modalidade de Educação Profissional e Tecnológica, além do programa Mulheres Mil, que atende mulheres em situação de vulnerabilidade. A escola já trabalhou também com ensino técnico à distância em diferentes cidades do estado do Piauí e chegou a ofertar o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

O professor Francisco de Assis Sinimbú Neto, que foi aluno do colégio agrícola na década de 70 e também esteve presente no evento. “Uma escola em que nós recebemos em 2002, 134 alunos com um só curso, que era o curso de Agropecuária, depois tivemos a oportunidade de criar o curso de Enfermagem e o curso de Informática. Isso gerou emprego, novos alunos, novos professores, todos concursados pela Universidade Federal do Piauí, e quando concluímos nosso mandato, estávamos 545 alunos na escola. Então, foi um salto muito grande na quantidade de alunos, mas também um salto muito grande na quantidade de professores. Quando a gente fala na quantidade de professores, nós também falamos na qualidade”, destaca Francisco de Assis.

O CTT foi instalado por iniciativa do Governo do Estado e Federal. No primeiro acordo firmado entre os Governos, o Estado doou à União uma gleba de terras para que nela fosse instalada uma Escola Agrotécnica e um Centro de Tratorista. A primeira turma de Técnicos Agrícolas a nível de 2º Grau saiu em 1973, e a partir de 1976, o nome foi modificado para Técnico em Agropecuária, permanecendo nos dias atuais. A conclusão da primeira turma do Curso Técnico em Enfermagem, subsequente aconteceu no segundo semestre de 2007 e para o Curso Técnico em Informática, subsequente aconteceu no segundo semestre de 2011.

Confira mais fotos:

WhatsApp_Image_2024-05-08_at_11.23.35.jpeg