Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > CTT/UFPI e EMBRAPA firmam parceria para implantação de Sistema Integrado para Produção de Alimentos

Última atualização em Terça, 14 de Mai de 2024, 14h36

WhatsApp_Image_2024-05-08_at_10.00.31.jpeg

Estudantes do CTT/UFPI participam de implantação do Sistema Integrado para Produção de Alimentos

O Colégio Técnico de Teresina da Universidade Federal do Piauí (CTT/UFPI) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) firmaram um acordo para a implantação do Sistema Integrado para Produção de Alimentos, conhecido como Sisteminha EMBRAPA - UFU - FAPEMIG. Essa parceria tem como objetivo promover a transferência de tecnologia e capacitar os alunos para o mercado de trabalho, além de beneficiar produtores locais e garantir a segurança alimentar na região.

A Prof. Deyse Naira Mascarenhas Costa, coordenadora do Curso Técnico em Agropecuária do CTT/UFPI, ressalta a importância do papel do Colégio em transmitir conhecimentos técnico-científicos e disseminá-los para a comunidade de Teresina e municípios vizinhos.

“A parceria firmada com a EMBRAPA para instalação de um sistema de plantio, vem aumentar o leque de práticas agrícolas do CTT - que passou a ser uma Unidade de referência na região, ao promover a transferência desta tecnologia, além de oportunizar aos discentes a capacitação para o mercado de trabalho”, afirma a professora.

Conforme o técnico Valdemir Lima Menezes, representante da EMBRAPA, o Sisteminha EMBRAPA é uma tecnologia social e busca gerar alimentos em quantidade e qualidade nutricional para atender todas as necessidades de uma família.

“Essa tecnologia tem diversos módulos, começando com a piscicultura, a galinha de postura, frango de corte, compostagem e diversos outros modos que podem estar agregando produção de alimento para a família. No Nordeste, consideramos principalmente o módulo de piscicultura, o módulo de galinha de postura, produção vegetal e compostagem, por serem módulos com grande utilização do resíduo da produção de um módulo em outro. Então o resíduo da produção vegetal vai para compostagem, na sequência vai para adubação de diversas plantas, por exemplo, temos algumas frutíferas que utilizam os princípios dessa tecnologia. É tudo feito em pequena quantidade e essa quantidade é replicada ao longo de todo ano”, destaca.

WhatsApp_Image_2024-05-08_at_10.00.37.jpeg

Exposição sobre o Sisteminha EMBRAPA - UFU - FAPEMIG para a comunidade acadêmica

Ainda segundo o técnico, a implantação desse módulo do sistema no Colégio Técnico de Teresina é visando servir como unidade de referência tecnológica e que sejam visitados por produtores, para terem ideia daquela tecnologia e que possam replicar no seu sítio ou na sua fazenda. E, com isso, começar a produzir e se alimentar com qualidade.

A aluna Maria da Conceição, do Curso Técnico em Agropecuária, destaca a importância do Sisteminha para a valorização das pesquisas e o conhecimento adquirido pelos alunos. Com planos para o futuro do projeto, ela acredita que a implantação do sistema trará inúmeros benefícios, incluindo um retorno financeiro vantajoso.

Já Marcus Matheus e Sousa da Silva, outro aluno do curso, ressalta a utilidade do projeto para os produtores locais, destacando a importância de iniciativas como essa para impulsionar a produção agrícola e pecuária familiar. Ele enfatiza a necessidade de levar adiante projetos que promovam o desenvolvimento sustentável da região.

WhatsApp_Image_2024-05-08_at_10.00.32_1.jpeg

Professores do CTT/UFPI atuam na implantação do projeto

Com a parceria entre o Colégio Técnico de Teresina e a EMBRAPA, a expectativa é que o Sistema Integrado para Produção de Alimentos traga benefícios não apenas para os alunos e a instituição, mas também para toda a comunidade local, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e o fortalecimento da segurança alimentar na região.

Para mais informações, acesse: https://www.sisteminhaembrapa.org/.

Confira mais fotos:

WhatsApp_Image_2024-05-08_at_10.00.37_1.jpeg