Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Encontro Nacional de História Oral reúne pesquisadores de todo o país

Encontro Nacional de História Oral reúne pesquisadores de todo o país

A Solenidade de Abertura do XII Encontro Nacional de História Oral aconteceu nessa terça-feira (06), às 19 horas, no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI). A Conferência de Abertura foi ministrada pela professora da Universidade Federal do Estado de Rio de Janeiro (UNIRIO), Drª Ângela de Castro Gomes.

Abertura do XII Encontro Nacional de História Oral

Fizeram parte da mesa de honra, o Pró-Reitor de Pesquisa da UFPI, Prof. Dr. Pedro Vilarinho; o professor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Dr. Marcelo de Sousa Neto e o professor do Departamento de Geografia e História da UFPI, Dr. Francisco Alcides do Nascimento. A abertura contou com a apresentação do grupo Quarteto de Cordas da UFPI.

Formação da mesa de honra

Com o tema "Política, Ética e Conhecimento", o Encontro abre espaço para debater as relações entre participação política, ética, elaboração e divulgação de conhecimento. Durante o período de 06 a 09 de maio, o evento disponibiliza aos inscritos diversas discussões ministradas por professores de várias instituições de ensino superior do Brasil.

De acordo com um dos coordenadores do evento, Prof. Dr. Francisco Alcides, o evento contribui para o engrandecimento da produção do conhecimento histórico no Estado. Para ele, "o debate com estudantes e professores de todo o país contribuem, de forma significativa, para o intercâmbio de conhecimento".

Prof. Dr. Francisco Alcides expõe dados do XII Encontro Nacional de História Oral

Palestrante Profª Drª Ângela de Castro Gomes (UNIRIO)

Após a Conferência, foi oferecido um coquetel para os participantes. O evento segue até sexta-feira (09) com minicursos, mesas redondas, conferências, simpósios temáticos e apresentações culturais.

Associação Brasileira de História Oral

O XII Encontro Nacional de História Oral comemora os 20 anos da Associação Brasileira de História Oral (ABHO), idealizadora do evento. A ABHO foi criada em 1994, durante o II Encontro Nacional de História Oral, no Rio de Janeiro. Formada por estudiosos e pesquisadores das áreas de ciências humanas, a Associação tem como foco o uso da história oral como objeto de pesquisa.