Em parceria com a Fiocruz, UFPI celebra Doutorado Interinstitucional (DINTER) em Ensino em Biociência e Saúde

WhatsApp_Image_2024-04-26_at_15.26.42.jpeg

Reunião comemorou DINTER com a Fiocruz e pré-lançamento de edital

Na tarde da sexta-feira (26), aconteceu no Salão Nobre da Reitoria o pré-lançamento do Edital para o Doutorado Interinstitucional (DINTER) em Ensino em Biociências e Saúde na Universidade Federal do Piauí (UFPI). A apresentação da oportunidade à comunidade acadêmica integrou o início das festividades aos 20 anos do Programa de Pós-Graduação da Fiocruz. Na oportunidade, também foram divulgados vários livros do respectivo Curso.

Com nota 7 na CAPES, a oferta do PPG em Ensino em Biociências e Saúde na Universidade Federal do Piauí à comunidade é fruto de parceria com a Fiocruz, integrando políticas de inovação e desenvolvimento da Instituição. Na ocasião, estiveram presentes representantes da Administração Superior da UFPI e da Fiocruz. As tratativas entre as academias para o pré-lançamento culminaram em uma reunião ainda na quinta-feira (25).

“Essa parceria já é antiga, tem mais de 40 anos e a cada dia cresce”, disse o Vice-reitor da UFPI, Viriato Campelo, acerca das relações entre a Universidade e a Fiocruz. Segundo ele, além do lançamento do DINTER do Programa de Pós-Graduação mencionado anteriormente, a Instituição conta com o Doutorado da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (RENASF) e Cursos na área da Medicina Tropical em andamento, também fruto dessa parceria. “Esse Programa de Pós-Graduação apresenta nota 7 pela CAPES. Dez professores vão trabalhar juntamente com o PPG, teremos também mais dez docentes que irão participar do Programa, isso para nós é um momento de alegria, a concretização de um feito que vai servir significativamente para o desenvolvimento da Universidade, bem como do estado”, frisou.

Para Paulo Sérgio D’Andrea, Vice-Diretor de Ensino, Comunicação e Formação do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), a ocasião suscitou a celebração de dois marcos importantes: a conclusão do convênio no formato de DINTER e a comemoração dos 20 anos do PPG em Ensino em Biociências e Saúde. “O Programa de Pós-Graduação vai formar cerca de dez ou mais doutores na Universidade Federal do Piauí. Neste convênio, os professores doutores da Universidade serão coorientadores dos projetos realizados, que terão como seus orientadores docentes do nosso Programa no Rio de Janeiro”, concluiu.

WhatsApp_Image_2024-04-26_at_15.26.42_1.jpeg

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde (PGEBS/IOC/Fiocruz), Clélia Christina Mello Silva Almeida da Costa

A oportunidade, que também ocorreu no formato on-line através de live celebrando os 20 anos do PPG, instigou a felicidade da Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde (PGEBS/IOC/Fiocruz), Clélia Christina Mello Silva Almeida da Costa, que não escondeu sua alegria com a parceria. “Todo esse caminho que a gente percorreu até aqui foi graças a um evento proporcionado pela Fiocruz Piauí, que reuniu todos os interessados em trabalhar o Plano de Desenvolvimento Institucional da Educação da Fiocruz (PDIE). A partir disso nós conhecemos pessoas, vimos as potencialidades e estamos aqui hoje fazendo essa live comemorativa”, destacou.

Em suas palavras, a Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação (PRPG), Regilda Moreira-Araújo, expressou o prazer de estar presente na solenidade. Ela aproveitou para agradecer todas as pessoas engajadas no lançamento pelo empenho e colaboração. “Nós iniciamos a conversa com a Clélia no ano passado, quando ela esteve aqui para propor o DINTER. A proposta foi apresentada à CAPES e tivemos a grata satisfação da aprovação. Esse DINTER vem para contribuir com melhorias ao Programa de Pós-Graduação da UFPI, o qual seguimos trabalhando e avançando em seu aperfeiçoamento. Que essa parceria seja profícua, para promover a formação e qualificação de profissionais mais gabaritados. Além de, inclusive, melhorar o conceito do nosso Programa em Saúde da Mulher, que é um dos Programas com mais docentes envolvidos, a fim de futuramente propormos um doutorado”, enfatizou.

Desejando novas parcerias e o sucesso do DINTER, assim Jacenir Mallet iniciou sua fala. Com otimismo, a Coordenadora do Escritório da Fiocruz Piauí expressou o desejo de que esses laços também se estabeleçam com outras unidades da Fiocruz que possam contribuir para o ensino no estado do Piauí. “É muito satisfatório ver a concretização desse DINTER. A Fiocruz Piauí atua no Estado desde 2013 de forma efetiva, embora já tenha colaborado e realizado trabalhos há muito tempo. Uma de nossas missões é a formação de recursos humanos, e essas parcerias com nossos colegas, pesquisadores e professores das universidades possibilitam essa interação, bem como o intercâmbio. Da mesma forma, também aprendemos; há uma troca mútua de saberes e conhecimentos que fortalece as relações entre as instituições”, ressaltou.

Norma Brandão, Chefe de Departamento de Ensino e Assessora da Vice-Direção de Ensino do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) enfatiza a importância da parceria. Para ela, a concretização do lançamento do DINTER só fortalece a colaboração mútua que já existe entre a Universidade e a Fiocruz. “Temos Programas de Pós-graduação com níveis de excelência e uma das missões é exatamente a de poder contribuir para a formação de doutores, não só na região sudeste, mas em todo o país. Então, para nós, essa parceria é estratégica, uma vez que contribui para diminuir a desigualdade na formação de recursos humanos para pesquisa no Brasil”, disse.

O Programa nasceu da iniciativa de pesquisadores-doutores do IOC, na cidade do Rio de Janeiro, sensibilizados pela importância da qualificação de professores em diferentes níveis do Ensino Fundamental, Médio e Superior, conhecendo melhor o campo da pesquisa básica e aplicada em Ensino em Biociências e Saúde. Nesse sentido, o DINTER integra projetos de fomento à produção acadêmica e à capacitação dos estudantes, de maneira a propiciar futuras colaborações para a sociedade.

WhatsApp_Image_2024-04-26_at_15.44.05.jpeg