Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI convida a comunidade acadêmica a adotar a campanha Abril Verde
Início do conteúdo da página

UFPI convida a comunidade acadêmica a adotar a campanha Abril Verde

Imprimir
Última atualização em Sexta, 26 de Abril de 2024, 09h01

ABRILVERDESuperintendência de Recursos Humanos

 A Universidade Federal do Piauí - UFPI, por meio da Superintendência de Recursos Humanos - SRH e da Coordenação de Atenção ao Servidor – CAS, vem chamar a atenção de toda a comunidade acadêmica para a campanha nacional “Abril Verde”. 

Abril, foi escolhido, no calendário anual, como mês para a campanha “Abril Verde” pelo Projeto de lei federal nº 1.063/2022, que cria a campanha nacional em promoção da saúde e segurança no trabalho, devido ao dia 07 de abril, “Dia Mundial da Saúde” e dia 28 de abril “Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho”, este último, adotado pela Organização Internacional do Trabalho – OIT, em 2003, em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho. Assim, o “Movimento Abril Verde” é uma iniciativa que busca sensibilizar a população sobre a importância da saúde e segurança no trabalho.

Dados do Anuário Estatístico da Previdência Social, revelam que no Brasil, os acidentes de trabalho tiveram redução em 25,6% nos últimos dez anos de estudos, entre os anos de 2011 e 2021, caindo de 720.629 registros em 2011 para 536.174 registros em 2021.

A Campanha “Abril Verde” chama a atenção das organizações e dos trabalhadores para juntos buscarem a promoção do bem-estar e da saúde ocupacional a partir de ações educativas e de convivência a serem desenvolvidas no ambiente de trabalho, a fim de que todos tenham um ambiente ocupacional mais seguro e saudável.

“Em meio ao cenário atual de greve dos servidores, gostaria de deixar a mensagem sobre saúde e segurança no trabalho, lembrando que todos nós, trabalhadores, somos responsáveis por promover uma cultura de segurança. Estar atento aos riscos, identificá-los e evitar ambientes e atitudes inseguras são formas eficazes de promover a nossa saúde”, diz a Coordenadora de Atenção ao Servidor, a médica do trabalho Lílian Rêgo de Carvalho Borges.

foto DR. Lílian ABRIL VERDEDSC 0070 1

Coordenadora de Atenção ao Servidor e médica especialista do trabalho (CAS-SRH/UFPI), Lílian Rêgo de Carvalho Borges.

“É sabido que nem todo local de trabalho possui equipe técnica especializada em Saúde e Segurança para promover ações, vistorias e orientações no assunto, porém, a saúde é um direito nosso e devemos sempre lutar por um ambiente de trabalho saudável e seguro,” defende a coordenadora.

O Ministério da Saúde está em processo de elaboração do Programa Nacional de Atenção Integral à Saúde e Segurança do Trabalhador e da Trabalhadora que visa articulação de ações individuais de assistência e de recuperação dos agravos, com ações coletivas, de promoção, de prevenção, de vigilância dos ambientes, processos e atividades de trabalho, e de intervenção sobre os fatores determinantes da saúde dos trabalhadores; ações de planejamento e avaliação com as práticas de saúde; o conhecimento técnico e os saberes dos trabalhadores. A Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora foi instituída na Portaria n° 1.823, de 23 de acosto de 2012.

A UFPI esteve presente na construção da elaboração do Programa, e está atenta a essas organizações, tendo interesse em proporcionar melhorias à saúde e segurança dos trabalhadores da Instituição.

 

Fim do conteúdo da página