UFPI e Fiocruz discutem tratativas para Doutorado Interinstitucional (DINTER) em Ensino em Biociências e Saúde

DSC_0002_1_copy.jpg

Reunião no Salão Nobre da Reitoria

Na manhã desta quinta-feira (25), aconteceu a reunião para discussão das tratativas para a implementação do Doutorado Interinstitucional (DINTER) em Ensino em Biociências e Saúde na Universidade Federal do Piauí (UFPI).

O Programa de Pós-Graduação é uma iniciativa do Instituto Oswaldo Cruz (PGEBS/IOC/Fiocruz) e foi criado em 2004, oferecendo as modalidades de Mestrado Acadêmico e Doutorado. O DINTER também é voltado a profissionais graduados que atuam como educadores, professores e profissionais do Ensino ou dos serviços de Saúde, Ciência e Tecnologia.

DSC_0007_2.jpg

Vice-Reitor da UFPI, Viriato Campelo

A reunião foi sediada no Salão Nobre da Reitoria da UFPI e contou com a presença do Vice-Reitor, Viriato Campelo. “A Universidade Federal do Piauí mais uma vez vai à frente e consegue um programa de Doutorado em parceria com a Fiocruz. Um Doutorado que tem nota sete, a nota máxima na Pós-Graduação. Vamos agora abrir mais dez vagas para este programa e estaremos mais uma vez contribuindo para o desenvolvimento do Piauí”, afirmou o Vice-Reitor da Universidade.

DSC_0073.jpg

Vice-Diretor de Ensino, Informação e Comunicação do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), Paulo D'Andrea

Paulo D'Andrea, Vice-Diretor de Ensino, Informação e Comunicação do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) também esteve presente. “Sempre nos dá muita satisfação essas novas cooperações que temos estabelecido, não só aqui no Nordeste, como no Norte do país. Acho que essa é uma das grandes missões da Fiocruz, fazer essas cooperações e transferir um pouco da nossa experiência acumulada. Há uma troca de saberes”, informou Paulo D'Andrea.

O Vice-Diretor também deu destaque, em sua fala, ao acréscimo que a vinda de programas como esse traz para a universidade. “É realmente uma intenção nossa manter essas conversações e quem sabe pensar em uma oficina onde a gente apresentaria nossos outros programas, nossas linhas e tentamos então buscar novas parcerias, senão como DINTER, como colaboração. Mas esse é um interesse muito grande nosso”, acrescentou.

DSC_0027.jpg

Pró-Reitora de Pós-Graduação, Regilda Moreira-Araújo

A Pró-Reitora de Pós-Graduação, Regilda Moreira-Araújo, também esteve na reunião e comentou sobre a implementação do Programa na UFPI. “Depois de um ano conseguimos aprovar essa turma de Doutorado fora de sede, turma essa que a gente acredita que vai melhorar ou potencializar a internacionalização do curso e da universidade. Nossos alunos têm potencialidade, atualmente temos quatro alunos fora do país e ontem recebemos mais uma possibilidade de ida de mais um aluno”, afirmou Regilda.

A Pró-Reitora de Pós-Graduação também deu destaque para a possibilidade de fortalecimento dos cursos já presentes na Universidade, com a parceria com a Fiocruz, e demonstrou o interesse na implementação de mais cursos que sejam da área de ensino da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

DSC_0072_copy.jpg

Coordenadora do DINTER na UFPI, Lis Marinho

De acordo com a Coordenadora do DINTER em Ensino em Biociências e Saúde na UFPI, Lis Marinho, a iniciativa chega para qualificar os professores. Os próximos passos são discutir a grade curricular e questões pedagógicas. “Os professores farão uma reunião de planejamento em que vão discutir as temáticas dos primeiros projetos de pesquisa, montagem das disciplinas e divisão por docente”, disse.

Na oportunidade, também estiveram presentes a Vice-Diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Carla Leite; a Coordenadora do DINTER na UFPI, professora Lis Marinho; a Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde (PGEBS/IOC/Fiocruz), Clélia Christina Mello Silva Almeida da Costa; a Pesquisadora da Fiocruz, Norma Brandão; o Pesquisador Titular em Saúde Pública na Fundação Oswaldo Cruz, Daniel Gibaldi; além de demais professores e representantes da Fiocruz.

DSC_0105.jpg

PPG em Ensino em Biociências e Saúde - O Programa nasceu da iniciativa de pesquisadores-doutores do IOC, na cidade do Rio de Janeiro, sensibilizados pela importância da qualificação de professores em diferentes níveis do Ensino Fundamental, Médio e Superior, conhecendo melhor o campo da pesquisa básica e aplicada em Ensino em Biociências e Saúde.