Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI lança site “Laboratórios Multiusuários” que democratiza infraestrutura de pesquisa

Última atualização em Quinta, 25 de Abril de 2024, 11h14

967866f8-2580-4cdb-b74f-6cb379e47827.jpgSite “Laboratórios Multiusuários”

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) avança mais um passo na promoção da pesquisa e inovação com o lançamento dos Laboratórios Multiusuários. Essa iniciativa, liderada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPESQI), centraliza em uma único sistema, dentro do site da UFPI, e estabelece um ambiente colaborativo e dinâmico, reunindo pesquisadores de diversas áreas em um mesmo site. Acesse o site aqui

Desde Ciências da Vida até as Engenharias, as instalações abrangem uma vasta gama de disciplinas, proporcionando um espaço virtual mais amplo com a pré-descrição de cada laboratório da Universidade e seus respectivos equipamentos. A página “Laboratórios Multiusuários” oferece acesso a esses laboratórios e incentiva a colaboração entre pesquisadores, enriquecendo a experiência científica e abrindo novas perspectivas para avanços significativos.

Além disso, o “Laboratórios Multiusuários” da UFPI está comprometido com a promoção da educação científica e tecnológica, oferecendo oportunidades de treinamento e capacitação para estudantes de graduação e pós-graduação.

Para o Reitor Gildásio Guedes, a Administração Superior não mede esforços em investir em propostas inovadoras e tecnologias que contribuam com a produção científica da comunidade acadêmica. “Entendemos que é um avanço importante para os pesquisadores de nossa UFPI, no sentido de desenvolver e, concorrer os editais das agências de fomento com maior grau de competitividade”, enfatizou.

Laboratórios_Multiusuários.jpgCoordenador de Infraestrutura de Pesquisa da PROPESQI, Alexandre de Castro Maciel

Segundo o Coordenador de Infraestrutura de Pesquisa da PROPESQI, Alexandre de Castro Maciel, com o lançamento de um site dedicado aos Laboratórios Multiusuários, a UFPI democratiza o acesso à sua infraestrutura de pesquisa. “Pesquisadores de todo o Brasil, e até mesmo do exterior, podem agora explorar as instalações disponíveis e agendar seu uso de acordo com as regras de cada laboratório. Essa centralização não só facilita o processo de agendamento, mas também promove a otimização de recursos e a sustentabilidade na pesquisa científica”, explicou.

Para promover ainda mais a excelência científica, a UFPI instituiu o Conselho Gestor dos Laboratórios Multiusuários de Pesquisa (CGLMP). Este conselho é composto por membros da Administração Superior, centros e campi, além de representação externa do setor produtivo. Sua função é garantir a utilização, manutenção e expansão desses laboratórios, impulsionando assim a pesquisa e inovação na universidade.

Ainda segundo Alexandre, os laboratórios multiusuários não apenas melhoram a interação entre docentes, professores e pesquisadores, mas também ampliam a capacidade colaborativa da Universidade em diversas áreas do conhecimento. “Isso deve otimizar a utilização de recursos, evitando a duplicação de esforços. Essa infraestrutura de laboratórios em pleno funcionamento é benéfica não só para os pesquisadores e a Universidade, mas também para o país como um todo, pois representa um esforço coletivo em prol do avanço científico e tecnológico”, finalizou.