Site “Laboratórios Multiusuários”
A Universidade Federal do Piauí (UFPI) avança mais um passo na promoção da pesquisa e inovação com o lançamento dos Laboratórios Multiusuários. Essa iniciativa, liderada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPESQI), centraliza em uma único sistema, dentro do site da UFPI, e estabelece um ambiente colaborativo e dinâmico, reunindo pesquisadores de diversas áreas em um mesmo site. Acesse o site aqui.
Desde Ciências da Vida até as Engenharias, as instalações abrangem uma vasta gama de disciplinas, proporcionando um espaço virtual mais amplo com a pré-descrição de cada laboratório da Universidade e seus respectivos equipamentos. A página “Laboratórios Multiusuários” oferece acesso a esses laboratórios e incentiva a colaboração entre pesquisadores, enriquecendo a experiência científica e abrindo novas perspectivas para avanços significativos.
Além disso, o “Laboratórios Multiusuários” da UFPI está comprometido com a promoção da educação científica e tecnológica, oferecendo oportunidades de treinamento e capacitação para estudantes de graduação e pós-graduação.
Para o Reitor Gildásio Guedes, a Administração Superior não mede esforços em investir em propostas inovadoras e tecnologias que contribuam com a produção científica da comunidade acadêmica. “Entendemos que é um avanço importante para os pesquisadores de nossa UFPI, no sentido de desenvolver e, concorrer os editais das agências de fomento com maior grau de competitividade”, enfatizou.
Coordenador de Infraestrutura de Pesquisa da PROPESQI, Alexandre de Castro Maciel
Segundo o Coordenador de Infraestrutura de Pesquisa da PROPESQI, Alexandre de Castro Maciel, com o lançamento de um site dedicado aos Laboratórios Multiusuários, a UFPI democratiza o acesso à sua infraestrutura de pesquisa. “Pesquisadores de todo o Brasil, e até mesmo do exterior, podem agora explorar as instalações disponíveis e agendar seu uso de acordo com as regras de cada laboratório. Essa centralização não só facilita o processo de agendamento, mas também promove a otimização de recursos e a sustentabilidade na pesquisa científica”, explicou.
Para promover ainda mais a excelência científica, a UFPI instituiu o Conselho Gestor dos Laboratórios Multiusuários de Pesquisa (CGLMP). Este conselho é composto por membros da Administração Superior, centros e campi, além de representação externa do setor produtivo. Sua função é garantir a utilização, manutenção e expansão desses laboratórios, impulsionando assim a pesquisa e inovação na universidade.
Ainda segundo Alexandre, os laboratórios multiusuários não apenas melhoram a interação entre docentes, professores e pesquisadores, mas também ampliam a capacidade colaborativa da Universidade em diversas áreas do conhecimento. “Isso deve otimizar a utilização de recursos, evitando a duplicação de esforços. Essa infraestrutura de laboratórios em pleno funcionamento é benéfica não só para os pesquisadores e a Universidade, mas também para o país como um todo, pois representa um esforço coletivo em prol do avanço científico e tecnológico”, finalizou.