UFPI e Quixote realizam encontro com Profa. Maria das Graças Targino, homenageada do SaLiPi 2024

WhatsApp Image 2024 04 25 at 09.51.50

De branco, vice-reitor Viriato Campelo, Prof. Maria das Graças Targino e Kassio Gomes, presidente da Quixote

Avançam os preparativos para a realização do 22° Salão do Livro do Piauí (SaLiPi), que ocorre de 7 a 16 de junho, no Espaço Rosa dos Ventos da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Na tarde dessa quarta (23), a UFPI e a Fundação Quixote, organizadoras do SaLiPi, promoveram reunião com a ex-professora da Universidade e homenageada desta edição do Salão, Maria das Graças Targino. 

WhatsApp Image 2024 04 25 at 09.54.06 copy

A docente foi recebida pelo presidente da Quixote, Kassio Gomes, e pelo vice-reitor da UFPI, Viriato Campelo. A proposta do encontro foi apresentar à homenageada como será esta edição do evento e discutir demais detalhes do SaLiPi. O tema deste ano será “A Leitura é um estado de graça”.

WhatsApp Image 2024 04 25 at 09.51.52

“Foi muito grande a surpresa de receber essa homenagem”, declara a homenageada Maria das Graças Targino. “Fui a primeira pessoa da Universidade a promover uma espécie de Salipi, uma feira de livros, realizada por três anos, juntamente com equipes da Biblioteca, na década de 1970”, relembra a homenageada.

Maria das Graças Targino é biblioteconomista e jornalista por formação. A professora participou da fundação do sistema de bibliotecas da UFPI, além de ter atuado por mais de 30 anos como docente do Departamento de Comunicação Social. Prestou também serviços para a instituição como Coordenadora de Informação na Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação.

O presidente da Fundação Quixote conta que os preparativos para o evento estão em ritmo acelerado e que o encontro com a homenageada é parte importante dessa construção.

“Foi um momento de confraternização com a grande homenageada desta edição do SaLiPi, profa. Graça Targino”, explica o presidente da Quixote, Kassio Gomes. É também um momento de alinhamento de propostas, de como o SaLiPi tem se comportado ao longo desses 22 anos, mas, sobretudo, mostrar a força, a energia desse que é o maior evento literário e cultural do estado”, completou.

Esta será a décima edição do SaLiPi acolhida na Universidade Federal do Piauí, em uma grande ação que projeta como objetivo fomentar a leitura e promover acesso à cultura. Além de ceder seus espaços e participar da construção da programação, a Universidade Federal do Piauí marca sua presença no evento de forma especial com o lançamento de obras com o selo da Edufpi e debates com os escritores. A expectativa é o lançamento de cerca de 20 obras para este ano.

WhatsApp Image 2024 04 25 at 09.51.51

"A Universidade participa integralmente e teremos grandes publicações, como "Os Jesuítas no Piauí"; temos uma obra sobre Fernando Pires Ferreira, o primeiro oftalmologista do Brasil, que é piauiense; e tantos outros que serão lançados”, adianta do vice-reitor da UFPI, Viriato Campelo. “O impacto do lançamento dessas e de outras obras é a repercussão imediata por trazer discussões profundas nas mais diversas áreas do conhecimento”, enfatiza o vice-reitor.

WhatsApp Image 2024 04 24 at 17.50.08

Também participaram da reunião com a homenageada a Superintendente de Comunicação da UFPI, Samantha Castelo Branco; os coordenadores da Fundação Quixote, Profs. Luiz Romero e Cineas Santos, a diretora-financeira da Fundação, Edilva Barbosa, entre outros assessores da entidade, além  de equipes da empresa publicitária responsável pelas mídias do evento.

SaLiPi - Atrações confirmadas

Além da manutenção de espaços já conhecidos, com transmissões ao vivo, como Estação Letras e Expressões, o Seminário Língua Viva e o Espaço do Bate-Papo Literário, haverá novidades, como o lançamento do Salicast, uma série de podcasts, que serão apresentados em maio, entrevistando personalidades que já passaram pelo SaLiPi e também com novos participantes que estarão nesta edição de 2024. 

WhatsApp Image 2024 04 25 at 09.51.49

Mais uma vez, nomes de peso estarão no evento. “Podemos adiantar as participações de Ailton Krenak [líder indígena, filósofo e escritor, recém-empossado na Academia Brasileira de Letras], que fará a conferência de abertura do SaLiPi; teremos a Lívia Vaz, uma grande promotora de justiça, que estará conosco falando um pouco dessa projeção dos nergros ao longo da história; Mary Del Priore, [historiadora e escritora], e tantos outros nomes que serão apresentados oficialmente em breve”, adianta Kassio Gomes.

Salão do Livro em cidades do Interior

Além do Salipi, seguem ocorrendo os salões regionais no interior do estado. No final de 2023, ocorreu o Saliva, na cidade de Valença do Piauí. E para fechar o calendário, vão ocorrer o Salão do Livro de Parnaíba (Salipa), de 8 a 10 de maio, e, na semana seguinte, de 15 a 17 de maio, o Salibom, na cidade de Bom Jesus.