Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI aprova Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hidrícos (ProfÁgua); inscrições estão abertas

Última atualização em Quinta, 16 de Mai de 2024, 09h27

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) passa a fazer parte do Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua). A aprovação da adesão se deu por meio da resolução Nº 657 do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CEPEX) do dia 18 de abril de 2024. O Programa de Mestrado ficará vinculado ao Centro de Tecnologia (CT).

As inscrições para o processo seletivo de Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua) estão abertas até dia 9 de junho. Ao todo são 507 vagas, sendo 158 delas para ações afirmativas (estudantes indígenas, quilombolas, negros e pessoas com deficiência) e 349 vagas para ampla concorrência em 23 universidades públicas do país. Serão 24 vagas ofertadas para o curso na Universidade Federal do Piauí.

O ProfÁgua é um curso de mestrado stricto sensu, gratuito e que proporciona ampla formação aos profissionais na gestão integrada dos recursos hídricos. A seleção será feita por meio de prova de conhecimentos específicos presencial, de caráter eliminatório, no dia 7 de julho. O processo seletivo ainda conta com mais duas fases classificatórias, sendo uma proposta de projeto de pesquisa e uma prova de títulos.

A Pró-Reitora de Pós-Graduação da UFPI, Regilda Moreira-Araújo, afirma que a proposta para o processo partiu de um grupo de docentes da UFPI. "Nós acompanhamos essa proposta, submetemos a solicitação de adesão à rede para que tivéssemos um ponto focal do ProfÁgua aqui na UFPI, pois reconhecemos a importância do Programa para a promoção de pesquisas, formação e gestão qualificada e grande relevância para o desenvolvimento sustentável em nossa região como um todo, então, tivemos a grande satisfação da aprovação", frisa.

As 24 vagas disponibilizadas para a Universidade Federal do Piauí são:
11 para a ampla concorrência;
5 para candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos) e indígenas;
3 para candidatos com deficiência (PcD);
5 para o Programa de Capacitação Interna PCI-UFPI.

O Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos terá duração de 24 meses e será realizado em formato presencial, com utilização de tecnologias de educação a distância (EaD). O objetivo do curso é investir na qualificação de estudantes e preparação dos mesmos para os desafios mais complexos da gestão e da regulação das águas no Brasil, o que efetivamente contribui para o aprimoramento da gestão de recursos hídricos.

O Coordenador do ProfÁgua na UFPI, professor Carlos Ernando da Silva, fala sobre o objetivo do mestrado profissional na área. "O mestrado profissional ProfÁgua tem como objetivo promover o uso sustentável das águas e adota cinco instrumentos: o Plano de Recursos Hídricos, o Enquadramento dos corpos hídricos segundo seus usos, a outorga de uso dos Recursos Humanos (RH), a cobrança pelo uso dos RH e o Sistema de informação em RH. O Programa também atende a missão institucional que preconiza a formação de sujeitos capacitados para atuarem em prol do desenvolvimento regional, nacional e internacional", afirma Carlos Ernando.

Os candidatos que forem aprovados no processo seletivo serão regularmente matriculados na Instituição e farão parte do corpo discente da pós-graduação da IES. Cabe à instituição, entre outras atribuições, a administração do curso e a emissão do Diploma de Mestre em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos, uma vez que forem cumpridos todos os requisitos para a conclusão do curso.

Confira aqui o edital.

Confira a retificação do edital.