Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI fortalece Pós-Graduação e produção acadêmica com contratações de professores visitantes

Última atualização em Segunda, 22 de Abril de 2024, 14h10

Com o intuito de fomentar produções científicas, assim como a troca de conhecimentos e experiências, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) receberá 10 professores visitantes nacionais e internacionais. A medida vem para intensificar políticas de melhoria aos Programas de Pós-Graduação, além de reforçar a internacionalização da Instituição.

Os docentes integrarão os Programas de Pós-Graduação de Enfermagem; Filosofia; Ciência Política; Física; Políticas Públicas; Ciência e Engenharia dos Materiais; Odontologia; Agronomia; Química e Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia e Inovação (PROFNIT). Os PPGs de Enfermagem e Zootecnia já possuem um professor visitante. Assim, a Universidade contará com 12 educadores nacionais e internacionais.

CCN_PAINEL-6_1.jpg

A Profa. Regilda Moreira-Araújo, Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação (PRPG), ressalta a relevância da contratação dos professores visitantes

Em suas palavras, a Profa. Regilda Moreira-Araújo, Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação (PRPG), destacou a importância do programa de professor visitante da UFPI, dado que é uma maneira de apoiar a execução e melhoria da qualidade da Pós-Graduação, Stricto Sensu. “O objetivo é contribuir no aprimoramento de programas de ensino, pesquisa e extensão, bem como colaborar para a realização de projetos de capacitação de docentes e técnicos. Além disso, o professor visitante irá viabilizar o intercâmbio científico e tecnológico”, frisou.

WhatsApp_Image_2024-04-22_at_12.29.36.jpeg

O Prof. Edivan Carvalho, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ), discursa sobre o primeiro professor visitante do PPGQ

“No nosso Programa, a linha de biotecnologia é estratégica. Então, buscamos um pesquisador de peso nesta área”, afirmou o Prof. Edivan Carvalho, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ), acerca do primeiro professor visitante do Curso. Ele acrescenta que o docente internacional impulsionará as pesquisas já realizadas na instituição. “Vamos trazer o segundo maior cientista do mundo, o Professor Mahendra Rai, que estamos trazendo, tem Índice H 82 (parâmetro quantitativo que mede a inserção científica do pesquisador no mundo). Ou seja, teremos um docente altamente qualificado e reconhecido, para fortalecer e solidificar o Curso”, enfatizou.

Foto.jpg

O PPGFIL também receberá seu primeiro professor visitante

O Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL) também receberá o primeiro professor visitante estrangeiro. Para o Prof. Elielton Sousa, Coordenador do Curso, é muito importante contar com a presença de docentes de outras regiões ou países, dado a oportunidade de troca de saberes e a facilitação da comunicação entre instituições. Ressalta ainda a mobilidade acadêmica como ponto crucial que deve ser incentivado na Universidade. “A vinda do professor norte-americano Galen Barry é fundamental para o processo de internacionalização e institucionalização do Programa, especialmente tendo em vista a nota 5 da CAPES ao Curso”, disse.

A Universidade tem três categorias de professor visitante, cada uma delas com especificações que necessitam serem atendidas. A primeira classificação é a sênior, em que o docente deve apresentar tempo igual ou superior a dez anos de titulação de doutor, com produção acadêmica relevante e consistente, equivalente a um pesquisador de produtividade CNPq nível 1. A segunda é o professor visitante pleno, o qual também terá de ser portador de doutorado por período igual ou superior a dez anos, com a diferença de: possuir pesquisa científica importante, correspondente a um cientista de produtividade CNPq nível 2. Já a terceira posição é a de júnior, em que o educador precisa dispor de doutorado por tempo igual ou superior a cinco anos e inferior a dez anos, com trabalhos pertinentes, bem como produtividade compatível com CNPq nível 2.