Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > HU-UFPI recebe profissionais de saúde angolanos por meio de acordo de cooperação técnica
Início do conteúdo da página

HU-UFPI recebe profissionais de saúde angolanos por meio de acordo de cooperação técnica

Imprimir
Última atualização em Segunda, 22 de Abril de 2024, 09h03

WhatsApp_Image_2024-04-22_at_08.38.13.jpeg

Profissionais angolanos chegam em Teresina para atuar no HU-UFPI

O Hospital Universitário do Piauí (HU-UFPI), vinculado à Rede Ebserh, recebeu no dia 14 de abril, o primeiro grupo de profissionais angolanos para a realização de cursos de residência médica e multiprofissional. O intercâmbio foi possível graças a um acordo de cooperação técnica entre Brasil e Angola que visa fortalecer o sistema de saúde pública dos dois países.

O primeiro grupo composto por oito profissionais foi recibo, no aeroporto de Teresina, pelo superintendente do HU-UFPI/Ebserh, Carlos Eduardo Lima; pelas psicólogas, Laís Arilo, coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde - Coremu do HU-UFPI e Juliana Burlamaqui, representando os preceptores. 

A previsão é que, na terça-feira, dia 23/04, todos os integrantes sejam recebidos, numa cerimônia no hospital para início das atividades integrando o corpo de residentes do Hospital. “O objetivo é que eles passem no mínimo dois anos fazendo essa formação que é 80% prática e levem esse conhecimento para serem multiplicadores na Angola”, declara a coordenadora da Coremu do HU-UFPI, Laís Arilo.

Dez profissionais de saúde da área médica e multiprofissional vão cursar suas residências na modalidade Fellowship que é oferecida pelo HU-UFPI/Ebserh e tem a duração de dois anos.  São seis profissionais da área multiprofissional; uma nutricionista, uma enfermeira, uma psicóloga, uma assistente social, uma farmacêutica, uma fisioterapeuta e quatro médicos especialistas em cirurgia geral, ginecologia, clínica médica e medicina intensiva.

“Esse acordo de cooperação técnica entre Brasil e Angola promovido pela Ebserh é uma oportunidade de fazer uma internacionalização do ensino, um intercâmbio na modalidade Fellowship em que os residentes formados em outros países, no caso o selecionado, foi Angola, têm a oportunidade de receber um ensino de excelente qualidade semelhante ao ensino que os nossos médicos formados recebem aqui na nossa residência médica e residência multiprofissional. É uma internacionalização do ensino oferecido pelo HU-UFPI e pela Ebserh a nível nacional”, explica o superintendente do HU-UFPI/Ebserh, Carlos Eduardo Lima. 

O acordo de cooperação técnica Sul-Sul celebrado entre os países Brasil e Angola em 2023 implementou o Programa de Formação de Recursos Humanos em Saúde, possibilitando o estabelecimento de projetos e ações de cooperação técnica capazes de produzir impactos positivos no desenvolvimento do Sistema Nacional de Saúde de Angola no que tange à acessibilidade e à qualidade dos serviços de saúde prestados à população. O HU-UFPI/Ebserh foi um dos hospitais da Rede Ebserh que aderiram ao programa e a partir de 2024 recebe profissionais para realização de cursos de residência médica e multiprofissional em saúde.

Sobre a Ebserh

O HU-UFPI faz parte da Rede Ebserh desde novembro de 2012. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

*Com informações HU-UFPI

Fim do conteúdo da página