Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Reitor Gildásio participa do lançamento da Conferência Internacional de Tecnologias das Energias Renováveis (CITER)

Última atualização em Sexta, 19 de Abril de 2024, 08h22

large_conferencia_global_citer22_e34d3e1c31.jpeg

Lançamento da Conferência Internacional de Tecnologias das Energias Renováveis (CITER). Foto: SECOM/PI

Na quinta-feira (18), o reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Gildásio Guedes, marcou presença no Palácio de Karnak para o evento de lançamento da Conferência Internacional de Tecnologias das Energias Renováveis (CITER). Durante a cerimônia de lançamento do evento, foi assinado Memorando de Entendimento, com a finalidade de firmar a parceria entre os correalizadores da Conferência.

A CITER será realizada nos dias 3 a 5 de junho de 2024, no Centro de Convenções de Teresina (PI). Em formato híbrido (presencial e virtual), terá como tema central "As Tecnologias das Energias Renováveis no Contexto da Transição Energética Global Justa e Sustentável”.

Em sua fala, o reitor Gildásio Guedes destacou que a UFPI, como produtora de conhecimento e centro de realização de pesquisas, se insere nesse amplo diálogo acerca das recentes tecnologias voltadas ao papel do hidrogênio verde no cenário energético global. "Nesse sentido, a Universidade contribuir para uma sociedade em que o conceito de sustentabilidade seja praticado é de nosso interesse", afirmou.

Na oportunidade, estiveram presentes também o governador do estado do Piauí - Rafael Fonteles; o presidente da Investe Piauí - Victor Hugo Almeida; o Representante-residente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD- ONU) - Claudio Providas; e a presidente do Instituto de Cooperação Internacional para o Meio Ambiente (ICIMA) - Ana Paula Moura Rodrigues; além de demais representantes de instituições de ensino pública e de gestores de entidades da sociedade civil.

Sobre a CITER

O principal objetivo da CITER é promover diálogos entre os setores da sociedade e fomentar o compartilhamento de conhecimentos sobre as mais recentes tecnologias e inovações, com ênfase no papel do hidrogênio verde na transição energética global.

Além disso, a conferência visa a contribuir para elevar a consciência da sociedade sobre as consequências do avanço das mudanças climáticas e fomentar o debate sobre a importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU e as metas do Acordo de Paris.

O evento conta com várias atividades dentro das temáticas de tecnologias e energias renováveis. São elas: painéis de debate, Feira de Negócios de Energias Renováveis, espaços de networking, atividades de Popularização da Ciência, atividades de Educação Ambiental, atividades Culturais e visitas técnicas.