Com o objetivo de apresentar uma visão geral das evidências sobre Plantas Medicinais e Fitoterapia Brasileiras para desfechos em saúde, aconteceu na tarde de quarta-feira (17), pelo canal do YouTube “Nuepes Não Mortalidade Materna”, o webinário “Mapa de Evidências sobre Fitoterapia”, apresentado pela professora Bettina Monika Ruppelt. O evento faz parte da programação da disciplina de Noções de Fitoterapia, coordenada pela professora Lis Marinho do Departamento de Biofísica e Fisiologia.
Segundo Bettina Ruppelt, os mapas de evidências apresentam uma visão geral e uma síntese gráfica das evidências sobre intervenções de sistemas médicos e métodos terapêuticos Medicinas Tradicionais Complementares e Integrativas (MTCI) para problemas de saúde específicos (desfechos).
“Os mapas são elaborados em um processo que envolve uma busca sistemática de documentos nas principais bases de dados, seleção dos estudos de acordo com os critérios de inclusão e subsequente caracterização”.
Ruppelt explica que o objetivo do mapa de evidências é sensibilizar e subsidiar os gestores com informações em Plantas Medicinais e Fitoterápicos enquanto forma de cuidado dos usuários, como forma de promoção de saúde e bem-estar.
“Os gestores devem investir na capacitação de profissionais e PICS; promover o registro adequado dessas atividades pelos profissionais de saúde e proporcionar o incentivo financeiro para implementação das ações previstas no Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos”.
Lis Marinho, coordenadora da disciplina, ressaltou a importância do diálogo sobre o tema: “A fitoterapia é uma das Práticas Integrativas e Complementares do Sistema Único de Saúde (SUS) mais conhecidas. É importante compartilhar conhecimento sobre esse assunto entre os futuros profissionais”, disse.
Assista o webnário aqui: https://www.youtube.com/watch?v=RAK3no5ItXk