Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professores da UFPI são agraciados com Títulos de Cidadania entregues pela Alepi

Última atualização em Quinta, 18 de Abril de 2024, 11h06

WhatsApp_Image_2024-04-17_at_20.52.55.jpeg

Outorga de Títulos de Cidadania a professores da UFPI

Em sessão realizada pela Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), na quarta-feira (17), aconteceu a entrega de Títulos de Cidadania para gestores, profissionais da educação e pessoas vinculadas ao Projeto Centro de Convivência de Agroecologia (CCA), da Obra Kolping. Entre os sete profissionais que foram homenageados, três são professores da Universidade Federal do Piauí (UFPI). A solenidade foi aberta pelo presidente da Alepi, deputado Franzé Silva, por proposição do deputado Francisco Limma.

WhatsApp_Image_2024-04-17_at_20.52.53.jpeg

Professora do Departamento de Morfofisiologia Veterinária, Maria Christina Sanches Muratori

Homenageada com o Título de Cidadania, a professora do Departamento de Morfofisiologia Veterinária, Maria Christina Sanches Muratori, expressou gratidão pelo reconhecimento. Ela é professora da Universidade desde 1984 e também atua como orientadora do Programa de Residência Multiprofissional e em Áreas Profissionais da Saúde (COREMU). “Receber esse reconhecimento é como uma validação de toda uma vida dedicada ao que acredito. Ver que o estado do Piauí reconhece todo esse esforço de 40 anos é simplesmente incrível. Não há sensação melhor do que saber que o trabalho árduo realmente valeu a pena. Quero expressar minha imensa gratidão a todos os piauienses que, de uma forma ou de outra, contribuíram para que eu recebesse essa honra”, ressaltou.

WhatsApp_Image_2024-04-17_at_20.52.53_1.jpeg

Professor do Departamento de Morfofisiologia, Amilton Paulo Raposo

Professor da UFPI desde o ano de 1981, Amilton Paulo Raposo integra conselhos, comissões e consultoria do Centro de Ciências Agrárias e também já fez parte da Pró-Reitoria de Pesquisa e também de Extensão e Cultura. “Minha trajetória na Universidade Federal do Piauí, ao longo de praticamente 43 anos, foi marcada pela dedicação ao ensino, à pesquisa e à formação de profissionais. Participei da formação de muitos engenheiros agrônomos e quase quinhentos veterinários. Receber esse reconhecimento da Assembleia Legislativa é uma gratificante surpresa, uma validação do meu trabalho incansável na educação e na pesquisa. Estou verdadeiramente feliz e amplamente compensado pelo esforço dedicado à UFPI”, pontuou.

WhatsApp_Image_2024-04-17_at_20.52.56.jpeg

Professor do Departamento de Zootecnia, João Batista Lopes

Engenheiro agrônomo, o professor João Batista Lopes atua na UFPI há 42 anos. Ele comentou sentir-se extremamente lisonjeado e feliz por ter sido reconhecido como cidadão piauiense. O professor João Batista Lopes destacou que essa distinção acrescenta valor tanto ao seu currículo profissional quanto pessoal, devido às batalhas que travou em prol da Universidade ao longo de sua carreira acadêmica. Ele ressaltou também a contínua necessidade de apoio, especialmente financeiro, por parte dos setores público e privado, para a comunidade acadêmica.

Por último, o deputado Francisco Limma explicou que conceder a cidadania piauiense aos homenageados é uma forma de reconhecer suas valiosas contribuições, seja por meios acadêmicos, na administração pública ou no apoio direto às pessoas, especialmente as mais vulneráveis. Destacou que esses novos cidadãos do Piauí são verdadeiros talentos que têm desempenhado um papel crucial no desenvolvimento do estado.

WhatsApp_Image_2024-04-17_at_20.52.55_1.jpeg