Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI apoia realização do evento “Piauí + Amor” que valoriza atenção à saúde mental

Última atualização em Quinta, 18 de Abril de 2024, 11h44

Piauí_mais_amor.jpg

Reunião no Salão Nobre da Reitoria

Na quarta-feira (17), o Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Gildásio Guedes, realizou reunião no Salão Nobre da Reitoria com intuito de firmar apoio com o evento “Piauí + Amor”. A iniciativa, programada para acontecer no dia 30 de abril, às 17h, na Arena Verdão, conta com apoio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC), Prefeitura Municipal de Teresina e Governo do Estado do Piauí. Durante o encontro, também estiveram presentes a Procuradora Institucional da UFPI, Edna Magalhães; o padre Luiz Eduardo Bastos e a administradora Marta Vasconcelos.

O “Piauí + Amor” irá tratar a respeito de temas, como ansiedade, depressão, amor, autocuidado, entre outros. A proposta é conceder mais atenção à saúde mental da população teresinense e piauiense.

O Reitor Gildásio Guedes dissertou a respeito do apoio da Universidade Federal do Piauí ao evento. “Recebemos aqui o Padre Luiz Eduardo e a organizadora do evento, Marta Vasconcelos, para em conjunto, promoverem de forma contínua eventos que possam contribuir para a melhoria da saúde mental nas sociedades piauiense e brasileira. A Universidade se faz presente, por meio de seus vários órgãos. É o momento de parcerias para podermos atingir a nossa juventude, técnico-administrativos, docentes e expandir para além dos muros da academia”, declarou.

Piauí_mais_amor-3.jpg

Da esquerda para a direita: o padre Luiz Eduardo Bastos; e a Procuradora Institucional da UFPI, Edna Magalhães

De acordo com o padre Luiz Eduardo Bastos, pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Glória, a falta de bem-estar mental é uma questão que deve ser cuidada por todos os membros da sociedade civil. Em sua fala, ele ainda falou a respeito sobre como surgiu a ideia para a realização do evento. “Esse evento nasceu de uma grande preocupação e diálogo, sobretudo, no tempo da pandemia e  pós-pandemia, por isso queremos discutir o aspecto existencial das pessoas, os conflitos, as depressões, as ansiedades, e o que leva muitas vezes a um pensamento suicida. Além disso, queremos abordar acerca do luto e como devemos lidar com isso”, destacou.

A professora Edna Magalhães reafirmou que a UFPI está comprometida em apoiar o ”Piauí + Amor”. “Estamos tomando conhecimento desse evento muito importante e a Universidade está se comprometendo em apoiar, porque é um tema muito sensível, que nós, enquanto educadores e Universidade, temos toda preocupação com saúde mental e o bem-estar, sobretudo da nossa comunidade. Naquilo que a gente puder contribuir com órgãos e entidades da sociedade civil para que a gente possa ter uma política de atendimento a essas pessoas, uma política de conscientização, a gente se compromete nessa luta”, assegurou.

Piauí_mais_amor-2.jpg

Organizadora do evento, Marta Vasconcelos

Além de debater a respeito de problemas relacionados à saúde mental, o objetivo do evento é também tentar ajudar a transformar a dor em amor e dar mais atenção à saúde mental dos piauienses, já que o estado se encontra dentro do ranking da taxa de suicídios há uma década. A criadora e organizadora do evento, Marta Vasconcelos, falou a respeito do evento e fez um convite à comunidade acadêmica. “A gente convida toda a comunidade desta Instituição, a partir de 12 anos, a participar do evento, ao lado dos pais, namorados, da família inteira, porque é um evento para todos: professores, diretores, coordenadores. É um evento para a gente conversar com a sociedade e plantar uma semente de esperança para que o Piauí saia desse ranking tão triste.”, declarou.

O evento, apoiado pela UFPI, conta com nomes locais e nacionais de destaque como palestrantes como a psicoterapeuta Anahy D’Amico, autora do livro “Amor não dói” que ganhou destaque no programa Casos de Família; o poeta e professor universitário, Fabrício Carpinejar; a psicóloga Celina Tourinho; o padre e professor Luiz Eduardo Bastos; a tanatóloga e psicóloga Thais Araújo Lobo e Carlos Aragão Neto, psicólogo e terapeuta do luto. Para participar, os ingressos podem ser obtidos aqui.

Piauí_mais_amor-4.jpg