No período de 17 a 19 de abril de 2024, a equipe designada pelo INEP – Instituto nacional de Estudos Pedagógicos Anísio Teixeira, composta pelos professores Durval Bertoldo Menezes e Ricardo José de Souza Silva, acompanhará os indicadores de qualidade do Curso de Bacharelado em Física, do Centro de Ciências da Natureza – CCN, para emitir parecer quanto à Renovação do Reconhecimento do Curso.
Para dar início à avaliação a equipe do Inep, realizou uma reunião institucional, com a presença do Reitor, Gildásio Guedes Fernandes, o diretor do CCN, Edmilson Moura, a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, Prof. Ana Beatriz de Sousa Gomes e a Pró-reitoria de Planejamento e Orçamento, Profa. Antonia Dalva França de Carvalho, juntamente com a Procuradora Institucional Profa. Edna Magalhães. O objetivo da reunião foi realizar uma breve apresentação institucional, apresentação dos avaliadores e ratificação da agenda de trabalho.
De acordo com o Reitor Gildásio Guedes, o curso de Física da UFPI representa importância na formação de novos profissionais na área para o estado. “A graduação dispõe de 36 docentes qualificados, estrutura física adequada para as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Portanto, acredito que o curso será bem avaliado pela equipe do MEC”, afirmou.
Segundo a Procuradora Institucional da UFPI, Profa. Edna Magalhães, “a avaliação virtual in loco do Inep observa os três critérios que serão avaliados pelo Ministério da Educação: corpo docente, instalações físicas e organização didático-pedagógica do curso”, disse.
O reconhecimento de curso MEC é uma exigência legal para os cursos superiores de graduação e pós-graduação do sistema federal de ensino, que inclui: as instituições de educação superior (IES); as instituições de ensino mantidas pela União; os órgãos federais de educação.
Os processos de reconhecimento de curso são instruídos com análise documental e avaliação externa in loco realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação (SERES).