NESP-UFPI está com inscrições abertas de seleção de bolsistas para o PET Saúde: Equidade

O Núcleo de Estudos em Saúde Pública da Universidade Federal do Piauí (NESP-UFPI) está com inscrições abertas para seleção de estudantes da comunidade acadêmica para participação no Projeto de Educação pelo Trabalho para a Saúde, com temática PET Saúde: Equidade. A iniciativa é voltada para ingressos dos cursos de Ciências Sociais, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Medicina, Medicina Veterinária, Odontologia e Serviço Social, com a seleção observando o Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) e nota mediante produção textual. Ao todo, serão 24 vagas contempladas com bolsas de ampla concorrência, acrescidas de mais 8 vagas para estudantes Negros ou Indígenas, 8 para estudantes portadores de Deficiências e 24 vagas de cadastro reserva (totalizando 64 vagas).

A Coordenadora Geral do PET Saúde: Equidade, professora Waleska Ferreira de Alburquerque, afirma que a iniciativa pretende desenvolver ações que integrem o Sistema Único de Saúde (SUS) e as instituições de ensino superior na formação de profissionais que contribuam para o fortalecimento da categoria e da promoção da igualdade e respeito a diversidade de perfis de trabalhadores. O projeto é uma parceria entre o NESP-UFPI junto a Secretaria do Estado da Saúde do Piauí (SESAPI) que busca por promover a inclusão e desconstruir estereótipos de gênero, etnia, sexualidade e relacionado a deficiências, através de ações educacionais realizadas com gestores, trabalhadores e estudantes sobre práticas de acolhimento e enfrentamento da discriminação dentro do ambiente acadêmico e profissional na área da saúde.

“Serão ações de ensino-aprendizagem que objetivam promover o desenvolvimento de competências e habilidades voltadas para a equidade de gênero, sexualidade, etnia, pessoas com deficiências, bem como para a valorização dos trabalhadores e futuros trabalhadores do SUS. É uma oportunidade muito grande para os alunos, para o fortalecimento das políticas de equidade e enquanto parceria da UFPI com a SESAPI, através do NESP-UFPI”, destaca a coordenadora Waleska Ferreira.

waleska albuquerque farmacia

Coordenadora Geral do PET Saúde: Equidade, professora Waleska Ferreira de Alburquerque (Foto: Arquivo SCS/UFPI)

Dentro das atividades, será instruído como identificar diferentes formas de violências sofridas entre as relações de trabalho e de formação que impactam na saúde mental dos trabalhadores da saúde, valorização de estratégias humanizadas de acompanhamento de pacientes gestantes e engajamento do público-alvo em pautas acerca de lutas sociais da população. Segundo a coordenadora do NESP-UFPI, professora Lúcia Vilarinho, a parceria da Universidade com a SESAPI trás um contato direto dos estudantes da graduação com profissionais inseridos no mercado de trabalho, de modo que estes desempenham papel de instruir os discentes participantes.

“Para o PET Saúde: Equidade escolhemos como cenário de prática a própria SESAPI, órgão gestor da política de saúde do Estado, de modo que o trabalho conjunto seja promotor de condições necessárias ao exercício da equidade em saúde, estimulador da promoção de medidas para a transformação da cultura organizacional no âmbito do SUS, indutor de processos de trabalho mais resolutivos e humanizados com adoção de estratégias e rotinas que promovam equidade no cotidiano institucional e nas produções das políticas, programas e projetos no âmbito do SUS local e estadual”, explica a coordenadora do NESP-UFPI.

LUCIA VILARINHO PET SAUDE EQUIDADE

Coordenadora do Núcleo de Estudos em Saúde Pública da Universidade Federal do Piauí (NESP-UFPI), Professora Doutora Lúcia Vilarinho (Foto: Arquivo SCS/UFPI)

O projeto implementa as mudanças curriculares das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para graduações na área da saúde em conformidade com o  Ministério da Educação (MEC), contando com participação de 11 professores de diferentes cursos na área da saúde da UFPI, 10 enquanto tutores e 1 enquanto coordenador geral. Os participantes terão de se dedicar 8 horas semanais no turno da manhã (08 às 12 horas) para participação nas atividades do PET Saúde: Equidade, com participantes bolsistas recebendo o valor de R$ 700,00 durante prazo de até 24 meses, em conformidade com a modalidade de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). As inscrições se estendem até o dia 12 de abril (até as 23 horas e 59 minutos desta data), com resultado parcial previsto para sair dia 15 deste mês, resultado final dia 18 e início das atividades no dia 2 de maio de 2024.

Confira aqui o edital de inscrição no PET Saúde: Equidade.