Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI divulga Relatório de Autoavaliação Institucional de 2023

UFPI divulga Relatório de Autoavaliação Institucional de 2023

Última atualização em Segunda, 08 de Abril de 2024, 12h13

portico wide copy copy copy copy copy copy copy copy copy copy copy copy copy copy

No intuito de oferecer soluções para atender às necessidades da comunidade acadêmica, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) disponibilizou para consulta, a Autoavaliação Institucional da Universidade Federal do Piauí (UFPI) de 2023, que avaliam cinco eixos estabelecidos pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Dentre eles: Planejamento e avaliação institucional; Desenvolvimento Institucional; Políticas Acadêmicas; Políticas de Gestão; e Infraestrutura Física.

antonia dalva siufpi20191114152212

Pró-Reitora de Planejamento e Orçamento da UFPI, Professora Antônia Dalva França Carvalho. Foto: Arquivo SCS/UFPI

Segundo a Pró-Reitora de Planejamento e Orçamento da UFPI, Professora Antônia Dalva França Carvalho, para cumprir esse desafio, a UFPI vem buscando, a cada ano, realizar uma autoavaliação institucional participativa, integrando todos os componentes explicitados em seu modelo de planejamento, gestão e avaliação, na busca de prestar contas, aumentar a sua eficiência, acelerar a produtividade e a gestão racional.

grafico.png

Gráfico aborda eixo de Políticas Acadêmicas. Fonte: Relatório de Autoavaliação Institucional da UFPI 2023

A AutoAvaliação, na UFPI, foi realizada através de questionários disponibilizados pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), durante o período de 24 de outubro a 1º de dezembro de 2023, com a participação de docentes e discentes da graduação presencial e a distância, discentes da pós-graduação, discentes dos colégios técnicos, além de servidores e técnico-administrativos.  Seus resultados foram analisados quantitativa e qualitativamente  pelas Comissões Próprias de Avaliação (CPA Central e Setoriais) e sistematizados no Relatório da Autoavaliação Institucional.

avaliação_institucional_copy_copy.jpg

Da esquerda para a direita: Diretora de Governança da UFPI, Cleânia de Sales Silva; e a presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA), Kelly Palombit. Foto: Arquivo SCS/UFPI

A Diretora de Governança da UFPI, Cleânia de Sales Silva, ressalta a importância da divulgação do respectivo Relatório: “É de extrema importância que o relatório da autoavaliação da UFPI seja amplamente divulgado, de modo que toda a comunidade acadêmica tome conhecimento de como a universidade foi avaliada pelos seus docentes, discentes e técnicos-administrativos, que avanços e desafios foram apontados  e utilize esse conhecimento no planejamento, na elaboração de propostas e de novas ações da gestão, com vistas a melhorar os serviços prestados por ela e garantir o cumprimento de sua missão institucional, com eficácia e eficiência”, explica.

De acordo com a professora Kelly Palombit, presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA), os resultados da autoavaliação servirão para guiar a tomada de decisões por parte da Instituição. “A partir desse processo autoavaliativo identificamos as potencialidades e fragilidades da comunidade acadêmica, trabalharemos nas ações que serão implantadas a partir dos resultados e usaremos os aspectos identificados como positivos para consolidá-los na universidade”, frisa.

Presidente_da_Comissão_Edna_Magalhães.jpeg

Procuradora Institucional da UFPI, Edna Magalhães. Foto: Arquivo SCS/UFPI

A procuradora Institucional da UFPI, Edna Magalhães, ressaltou a importância da autoavaliação institucional como forma de apoiar a gestão universitária. "Ela busca avaliar informações quanti-qualitativas que ajudam a compor a visão do cenário educacional da UFPI, focalizando nos resultados positivos e  nos desafios, mostrando o esforço da universidade na missão de ampliar a sua atuação acadêmica", explica.

Neste ano, segundo a Presidente da CPA, Kelly Palombit, houve uma melhoria na objetividade e clareza dos questionários de autoavaliação, possibilitando uma compreensão mais precisa dos dados coletados, abrangendo uma gama mais ampla de aspectos institucionais, o que pode contribuir para uma avaliação mais abrangente e detalhada.

A professora destaca, ainda, a importância do trabalho conjunto com a administração superior para sanar fragilidades e fortalecer potencialidades no processo de coleta de dados, no que tange a questões técnicas e afirma que, no momento, a CPA, juntamente com a CARA/DGOV/PROPLAN, estão concentrados na divulgação dos resultados e consequentemente, na busca contínua por melhorias em nossa instituição.