Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Seminário Estadual Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Seminário Estadual Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Com o objetivo de assegurar a alfabetização de crianças com até oito anos de idade, nos dias 29 e 30 de abril, foi realizado o Seminário Estadual Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O Pacto que é um acordo feito entre o Governo Federal e os municípios brasileiros.

O Seminário é uma consolidação das ações do ano de 2013, que teve como foco a formação dos professores em Língua Portuguesa. O evento contou com apresentações culturais, palestras e relatórios de experiência dos municípios do Piauí, sendo um espaço de divulgação dos resultados das ações obtidos por meio da formação estratégica promovida pelo PNAIC. Cerca de 700 pessoas participaram do Seminário, entre orientadores e formadores parceiros no projeto.

Profª Antônia Edna Brito fala sobre o resultado das ações PNAIC no Piauí

A coordenadora geral do PNAIC no Piauí, Antônia Edna Brito, docente da UFPI, falou sobre a experiência no ensino da Língua Portuguesa em 2013. "Temas como alfabetização, letramento, avaliação no ciclo de alfabetização e educação inclusiva foram alguns dos temas discutidos durante o processo de formação em Língua Portuguesa. Formamos 471 orientadores de estudos, que formaram 8 mil professores alfabetizadores", falou a coordenadora.

O evento conta com a participação dos professores parceiros no PNAIC

O Governo Federal contactou a Universidade Federal do Piauí para que, junto às secretarias de educação, pudessem capacitar os professores a multiplicarem os conhecimentos em seus municípios. A meta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa no Piauí é a formação continuada de alfabetizadores. "A formação é uma ferramenta que consolida a prática desses professores, torna a prática mais qualificada e, consequentemente, leva a melhoria qualitativa do ensino de alfabetização", completou a coordenadora Antônia Brito.

A proposta PNAIC é uma política pública atuante no Brasil. No município de Piripiri, por exemplo, já existe a atuação de uma coordenadoria do PNAIC, sob responsabilidade da Prof.ª Márcia Batista. " Nós contamos com 141 professores envolvidos no Pacto e já tivemos resultados de 96% dos alunos aprovados na período de alfabetização", comentou a coordenadora de Piripiri.

A meta de 2014 é a capacitação do ensino de Matemática. A coordenadora Geral do PNAIC relatou que as perspectivas deste ano é consolidar ainda mais a formação dos professores, articular a universidade com a realidade das práticas de ensinar e mobilizar os gestores educacionais e professores para romper com o fracasso educacional.

A formadora, Dalva de Braga, fala sobre a atuação do PNAIC nos municípios do Piauí

Segundo a formadora do PNAIC em Teresina, Dalva de Braga, esse Pacto vem trazer uma nova representação social do processo de alfabetização. "Os professores participam com muito entusiasmo, com interesse em ampliar o conhecimento em relação à alfabetização. A cada capacitação vemos o despertar dos professores para participarem dessas ações governamentais.", finalizou.