Aniversário de 50 anos do curso de Engenharia Elétrica.
Na manhã desta quinta-feira (04) teve início a comemoração dos 15 anos do curso de Engenharia Elétrica do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Piauí (CT/UFPI). O evento deve seguir até às 18h, com uma programação composta por mesas-redondas e palestras.
Durante a abertura do evento, a composição da mesa de honra contou com a participação do reitor da UFPI, Gildásio Guedes; do diretor do Centro de Tecnologia da UFPI, Marcos Lira; do coordenador do curso de Engenharia Elétrica, Otacílio Almeida; do coordenador do Programa de Pós-Graduação de Engenharia Elétrica, Fábio Barbosa; da representante técnica-administrativa do curso de Engenharia Elétrica, Elinara Barros; do representante de professores do curso de Engenharia Elétrica, Aryfrance Almeida; da representante do Centro Acadêmico do curso de Engenharia Elétrica, Ana Beatriz Brito; e do representante do PET Potência, Samuel Leal.
Na sessão solene, o objetivo do curso de Engenharia Elétrica foi descrito como: “formar engenheiros que sejam capazes de considerar os problemas em sua totalidade, com visão sistêmica de processos em geral”.
Em sua fala, o reitor da UFPI, Gildásio Guedes, falou sobre os avanços significativos que a Universidade tem vivenciado e também mencionou a obtenção de nota máxima no recredenciamento no Ministério da Educação. “Quando eu cheguei aqui na UFPI, tínhamos apenas quatro blocos. Nestes mais de 50 anos de história, a Universidade tem crescido bastante, destacando o avanço de qualificação dos docentes, servidores técnicos, e sobretudo, os nossos alunos”, expressou.
Reitor da UFPI, Gildásio Guedes.
O curso teve início no ano de 2009. Através da resolução CEPEX 263/09 de 30 de novembro de 2009 teve aprovada a primeira alteração no projeto político-pedagógico. Os objetivos do curso estão centrados na formação de engenheiros eletricistas, com competências técnicas, humanas e políticas que configuram a capacidade de conviver com o outro, a visão crítica e ampla a respeito da sua inserção na sociedade, e a multiplicidade, dinamismo e busca continuada de qualificação. A ideia é formar pessoas e profissionais altamente qualificados, com base adequada para o uso intensivo da ciência e da tecnologia nos seus futuros processos de trabalho.
O diretor do Centro de Tecnologia (CT), Marcos Lira, comentou sobre os professores que fizeram parte da história dos 15 anos da graduação em Engenharia Elétrica. “É importante a gente lembrar que muitos professores que fizeram parte dessa história, muitos alunos não conheceram, mas que deram bastante contribuição para o crescimento do curso. Ainda temos muito a avançar, temos muitas demandas. Somos um curso, quase que completo, e por isso, desejamos ir muito além”, frisou.
Diretor do Centro de Tecnologia (CT), Marcos Lira.
Durante sua fala, o coordenador do curso de Engenharia Elétrica, Otacílio Almeida, parabenizou o curso e descreveu esse momento como de “alegria e comemoração”. “Nosso curso tem sido o farol de conhecimento e inauguração, que tem transformado a engenharia no estado do Piauí, e tem gerado conhecimento para os nossos alunos. Esse é o momento de felicidade, é um momento de muita alegria pra nós”, descreveu.
Coordenador do curso de Engenharia Elétrica, Otacílio Almeida.