Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI participa das ações do Pacto Nacional pela Educação

UFPI participa das ações do Pacto Nacional pela Educação

Como construir um ensino médio em que o jovem faça realmente parte e seja agente integrante do processo educacional brasileiro? Esse é questionamento central do 1º Curso de Formação de Professores do Ensino Médio, que integra as ações do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio no Piauí.

Durante o período de 26 a 30 de abril, são oferecidos seis cursos de formação continuada, ministrados por seis formadores institucionais selecionados pela coordenação do Pacto Nacional pela Educação. Três desses formadores são docentes da Universidade Federal do Piauí (UFPI), dois da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e um do Instituto Tecnológico do Paraná (IFPR). Nessa etapa, participam dos cursos 23 professores das Gerências Regionais de Educação do Estado do Piauí (GRE-PI).

Professores das Gerências Regionais de Educação do Estado do Piauí (GRE-PI) participam de cursos de formação continuada

De acordo com o coordenador geral do Pacto Nacional pela Educação no Piauí, Prof. Dr. Antônio José, um dos objetivos dos cursos de formação é tornar o ensino médio mais atrativo para os jovens por meio da atualização da formação dos professores. "Nessa formação, o professor será instruído com uma didática e metodologia que colocam o jovem aluno como prioridade. São as novas formas de abordagem que irão cativar os alunos do ensino médio", afirma.

Cursos

Na manhã de terça-feira (29), os professores da GRE-PI participaram do Curso Interdisciplinaridade nas Escolas Públicas, ministrado pela professora da UESPI, Drª. Samara Mendes.

Samara Mendes, ministrante do Curso  Interdisciplinaridade nas Escolas Públicas

Representando a 16ª GRE, a professora Edileusa Bezerra, da cidade de Fronteiras, declara que o curso apresenta uma nova proposta de ensino. "É um ensino desvinculado do ensino tradicional. O curso está propondo que trabalhemos de forma interdisciplinar, dialogada com todas as áreas do conhecimento", disse.

O professor no município de Regeneração (6ª GRE), Onelson Brandão afirma que o curso vai contribuir para abrir a mente para uma nova visão de ensino. "A gente passa, a partir de uma formação dessas que é oferecida por profissionais de alta competência, a abrir a mente para uma nova visão de forma de trabalho e de ver a educação como um todo", conclui.

A formadora regional da 5ª GRE, Maria do Socorro Silva, representando Campo Maior no Pacto Nacional pela educação, observa que o curso contribui para auxiliar os professores na compreensão da necessidade de reformulação da matriz curricular. "Há a necessidade de reformulação na maneira de estar trabalhando com os nossos alunos de forma integrada, trabalhando a cultura e a ciência, envolvendo a questão do trabalho de forma complementar e integral".

Os participantes desses cursos de formação terão a missão de replicar os conhecimentos adquiridos para aproximadamente 650 outros docentes da rede pública de ensino do Piauí, que posteriormente passarão seus conhecimentos para cerca de 10 mil professores e coordenadores pedagógicos do ensino médio.

Segundo Antônio José, até o momento já foi possível perceber uma mudança de atitude nos 23 formandos. "Chegaram tímidos no primeiro dia e já é perceptível a participação, as sugestões e exemplificações com experiências de vida em sala de aula", explica.

Sobre o Pacto

O coordenador geral do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, Prof. Dr. Antônio José Gomes, ressalta que o projeto prevê a formação continuada dos professores sem prazo de término. "A ideia do Ministério de Educação é investir na qualificação contínua desses professores. É uma política de estado que foca na formação continuada do professor em prol do melhoramento do ensino ministrado", disse.

Coordenador Geral do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, Prof. Dr. Antônio José Gomes

Os professores inscritos no Pacto Nacional de Educação, que participam da formação continuada e estão cadastrados no censo escolar de 2013, receberam um tablet com todo o material didático e metodológico do curso, além de uma bolsa de incentivo no valor de R$ 200 reais do Ministério de Educação (ME).