Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > EDUFPI lança e-books sobre Moda em Teresina ao longo do século XX

EDUFPI lança e-books sobre Moda em Teresina ao longo do século XX

Última atualização em Terça, 02 de Abril de 2024, 09h34

MODA_EM_TERESINA_2000.png

A Editora da Universidade Federal do Piauí (EDUFPI) lançou dois e-books intitulados “Moda em Teresina: Modernidade e sociabilidades no século XX (1951 - 2000)” e “Moda em Teresina: modernidade e sociabilidades no século XX (1901-1950)”. O primeiro volume é de autoria da professora do Curso de Bacharelado em Moda, Design e Estilismo da UFPI, Simone Ferreira de Albuquerque. No segundo volume cada capítulo foi desenvolvido por um aluno sob a orientação da referida professora. Destaca-se também a colaboração do professor Ascânio Wanderley Abrantes de Carvalho em um dos capítulos do segundo volume.

Segundo a professora Simone Ferreira de Albuquerque, os livros contam a história da moda da elite feminina em Teresina no século XX, trazendo relatos de como as mulheres se vestiam e se comportavam na época em que Teresina se modernizava e surgiam os novos espaços para a mulher na cidade. “O primeiro livro eu escrevi sozinha, fruto da minha dissertação de mestrado, o segundo livro com os alunos de TCC, em que cada capítulo é desenvolvido juntamente com um aluno”, explica.

O professor Ascânio Wanderley de Carvalho, disse ter sido um grande desafio por conta da grande pesquisa por trás do projeto.

Moda_em_teresina_copy.png

De acordo com o professor Ascânio de Carvalho, o roteiro do projeto foi, primeiro, fazer o mapeamento dos lugares que Teresina tinha com relação às lojas e à vida social e centros comerciais. “Depois, nós entrevistamos essas pessoas que faziam parte dessa vida social, como lojistas e pessoas que circulavam nessa época. E, em terceiro lugar, o Arquivo Público, para ter a prova desses dados, para ver se corroboram com o que, de fato, elas falavam”, explica o professor sobre o capítulo que colaborou.

“A gente observa nesse livro uma pesquisa feita sobre a moda e o reflexo da modernidade, porque a moda, além de ser um fenômeno cultural, ela também participa da política, da modernização e das sociabilidades das cidades”, finaliza a professora Simone. Os dois volumes do livro estão disponíveis em e-book para download na página da EDUFPI, no site da Universidade.

Acesse o link do livro “Moda em Teresina: Modernidade e sociabilidades no século XX (1951 - 2000)”.

Acesse o link do livro “Moda em Teresina: modernidade e sociabilidades no século XX (1901-1950)”.