Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI se reúne com representantes do Exército para realizar parceria

UFPI se reúne com representantes do Exército para realizar parceria

Na manhã desta terça-feira (29), os representantes da Universidade Federal do Piauí e do 25º Batalhão de Caçadores (BC) se reuniram para delinear um conjunto de parcerias entre as duas instituições. Durante a reunião, os integrantes do Exército Brasileiro apresentaram os trabalhos que desenvolvem no Piauí e como a UFPI pode auxiliar para potencializar essas iniciativas. Estiveram presentes o Reitor, Prof. Dr. José Arimatéia Lopes, a Superintendência de Comunicação Social e Pró-Reitores da UFPI.

Administração Superior da UFPI se reúne com representantes do Exército

O tenente-coronel Figueiredo, o major Dimas e o major Cavalcante (representantes do 25º BC) expuseram aos dirigentes da UFPI três iniciativas que o exército brasileiro desenvolve em nível nacional: o Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva - NPOR, o Programa de Preparação para a Reserva do Exército Brasileiro - PPREB e o Balcão de Talentos, que é um perfil da formação militar para impulsionar os profissionais para o mercado de trabalho.

Entre as solicitações, os representantes do Exército pediram auxílio na divulgação do NPOR, para que os alunos tomem conhecimento dessa iniciativa e, ainda, o fornecimento pela UFPI de profissionais capacitados para desenvolver palestras e cursos no PPREB. "A intenção da parceria é solidificar as relações de instituições federais e verificar de que forma a UFPI pode contribuir para o desenvolvimento dos nossos trabalhos", esclarece Figueiredo.

Tenente-coronel Figueiredo fala de iniciativas do Exército

O Reitor designou os pedidos para as Pró-Reitorias responsáveis e declarou que a UFPI está aberta a realização de parcerias entre instituições públicas do Estado. "Nós queremos que a UFPI marque presença fora dos seus muros. A parceria com o Exército não poderia deixar de ser feita, porque é uma das instituições mais respeitadas pelo nosso país e que presta um grande serviço a nossa comunidade. Essa reunião é o início de um processo de formulação de parcerias que são do interesse do Exército, da Universidade e da nossa comunidade. Tenho certeza que o resultado dessa reunião vai ser muito interessante e vai trazer frutos importantes para a comunidade acadêmica."

Pró-reitores apresentam propostas de parceria da UFPI para o 25°BC

O Pró-Reitor de Pesquisa, Prof. Dr. Pedro Vilarinho, aproveitou a oportunidade para propor uma contribuição do Exército em relação a documentos e registros históricos. Segundo Pedro Vilarinho, o 25º BC é uma instituição antiga no Piauí que tem um acervo histórico de grande importância para a comunidade acadêmica.

Ao final da reunião, o Reitor presenteou os representantes do Exército com uma lembrança da UFPI.

Reitor presenteia militares com lembrança da UFPI

O Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva - NPOR

É um estabelecimento do ensino militar para a formação de Oficiais da Reserva de 2ª Classe do Exército Brasileiro. Para ingressar no núcleo, o cidadão deve ser selecionando pelo exército, por meio do alistamento obrigatório, e estar cursando alguma graduação. A formação dura 10 meses em apenas um turno. Após a conclusão os alunos são declarados aspirantes a oficial e podem chegar a desempenhar cargos de carreira no exército.

Programa de Preparação para a Reserva do Exército Brasileiro - PPREB

O Programa tem o objetivo de promover palestras e cursos aos militares que estão entrando no processo de reserva. Os participantes são militares do Exército com vinte e cinco anos ou mais de serviço, ou aqueles que vão ingressar em reserva remunerada. O Programa está estruturado nas seguintes áreas de interesse: Educação e cultura; educação financeira; empreendedorismo; familiar; integração social; aspectos legais; lazer e saúde.