Seminário “Mauro Koury e estudos sobre emoções” será realizado nos dias 3 e 4 de abril

corpotrans_evento.jpeg

Nos dias 3 e 4 de abril, no Auditório Socorro Lira, sala 340b, CCHL/UFPI, será realizado o Seminário “Mauro Koury e estudos sobre emoções”, evento organizado pelo CORPOSTRANS/CNPq/UFPI com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Piauí (PPGS/UFPI). Nesse sentido, o encontro tem por objetivo homenagear o professor Mauro Koury com o lançamento do E-book “Mauro Koury e estudos sobre emoções”, e apresentação seguida de debate da referida produção científica. A obra explora temáticas sociais e contemporâneas sob a perspectiva das emoções como categoria analítica das ciências sociais, comunica diversas pesquisas concluídas e em andamento, de autoria de discentes e docentes do PPGS e de pesquisadores do CORPOSTRANS/CNPq/UFPI. 

O Seminário também lança mão de linguagens científicas e fílmicas para pensar o sentimento “Medo”, uma parceria do CORPOSTRANS/CNPq/UFPI com o projeto Tela Sociológica/UFPI. O público alvo é composto por comunidade acadêmica, profissionais das ciências sociais, das artes e áreas afins.

Sobre o E-book Mauro Koury e estudos sobre emoções 

Mauro Koury e estudos sobre emoções é um livro que nasceu na sala de aula, precisamente durante a disciplina intitulada Sociologia das Emoções, ministrada no PPG em Sociologia, no segundo período letivo de 2022, pela professora Francisca Verônica Cavalcante. Essa ação inicial foi idealizada pelos discentes da disciplina e demais pesquisadores, que se juntaram na composição desta obra coletiva. 

O livro aborda emoções e sentimentos que trazem as marcas da origem desta publicação, dentre elas, destacamos o silêncio de Mauro Koury, que nos deixou, vítima da covid-19, em 2021. Com a presente publicação, buscamos uma singela forma de homenagear (in memoriam) o sociólogo, antropólogo e autor brasileiro Mauro Koury, que foi pioneiro, impulsionador, produtor e divulgador das subáreas da Sociologia Geral e Antropologia Geral, intituladas Sociologia das Emoções e Antropologia das Emoções.