Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > I CECTI aborda sobre a “Importância da Conferência Estadual no âmbito da Conferência Nacional CT&I”

Última atualização em Terça, 26 de Março de 2024, 15h42

57eac52c-10e1-484c-9ac7-6917df1389ad.jpgMesa de Abertura da Etapa Estadual da I Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Piauí (I CECTI)

Na manhã desta terça-feira (26), a Universidade Federal do Piauí (UFPI) recebeu a I Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Piauí (I CECTI), promovida no Auditório Luís Francisco do Rêgo Monteiro CT/UFPI. Após 5 Conferências Territoriais, a Etapa Estadual contou com uma abordagem sobre a “Importância da Conferência Estadual no âmbito da Conferência Nacional CT&I”.

Estavam presentes durante a abertura do evento o Reitor da UFPI, Gildásio Guedes; o Presidente da FAPEPI, João Xavier da Cruz Neto; o Coordenador Geral da Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Piauí (I CECTI), professor João Batista Lopes; o Coordenador Estadual da Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Piauí (I CECTI), professor Edivan Carvalho Vieira; o Deputado Estadual, Francisco Limma; o Reitor do IFPI, Paulo Borges; o Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação – PROPOPI/UFDPar, Jefferson Soares de Oliveira; a Coordenadora-adjunta do Escritório Técnico Regional Fiocruz Piauí, Elaine Ferreira do Nascimento; o doutorando em História da UFPI, Cássio Borges; e o Diretor do Centro de Tecnologia - CT/UFPI, Marcos Lira. Também houve a presença da professora Haldaci Regina; e da Secretária Estadual das Mulheres do Governo do Piauí, Zenaide Lustosa.

O Reitor Gildásio Guedes falou sobre a participação da UFPI na I CECTI, ressaltando a importância da realização de eventos desta amplitude na Instituição, assim como o benefício aos discentes.”Hoje acontece o encerramento, que é a chamada conferência estadual. Realizada aqui no CT, ela faz parte do processo de engrandecimento e da participação da Universidade em todos os eventos científicos tecnológicos que possam ocorrer no nosso estado”, disse.

A Etapa Estadual teve sua abertura às 8h30 e segue até às 18h desta terça-feira. Sua programação conta com palestras, mesas-redondas e discussões por eixos em grupo. As mesas-redondas contaram com os temas  “Ciência, Tecnologia e Inovação: uma visão do norte ao Sul do Estado do Piauí numaperspectiva do desenvolvimento social”, no turno da manhã, e “Ciência, Tecnologia e Inovação: uma visão do norte ao Sul do Estado do Piauí numa perspectiva de gênero e raça” à tarde.

1d9fc510-8a2d-48e0-a86b-60baaa998753_copy.jpgI Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Piauí (I CECTI), no Auditório Luís Francisco do Rêgo Monteiro CT/UFPI

Segundo o coordenador geral da Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Piauí (I CECTI), professor João Batista Lopes, a I CECTI é um evento muito importante, que deve envolver toda a comunidade piauiense. “Essa conferência é o desfecho de todas as conferências territoriais que nós realizamos, é a primeira Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Piauí. Então, é um evento histórico que mostra a relevância da ciência para o estado do Piauí e para o mundo”, enfatizou.

A Conferência reuniu pesquisadores, não propondo apenas pensar uma política nacional para Ciência, Tecnologia e Inovação, mas também a se consolidar como inspiração e referência para iniciativas similares em todo o país. O evento promoveu a troca de experiências e conhecimentos, ampliando a rede de colaboração e expandindo o desenvolvimento científico e tecnológico no estado do Piauí.

O coordenador estadual da Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Piauí (I CECTI), professor Edivan Carvalho Vieira, comentou a importância dessa edição da conferência, que objetiva determinar as diretrizes da Ciência, Tecnologia e Inovação para o Piauí nos próximos 10 anos. “O que esperamos da conferência é a contribuição para a construção de um Piauí melhor, mais justo e mais desenvolvido”, expressou.