Professora da UFPI participa de consulta técnica on-line liderada pela Organização Mundial da Saúde (OMS)
A professora Lis Cardoso Marinho Medeiros, do Núcleo de Estudos, Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação Permanente para o SUS (NUEPES) e Mestrado Profissional em Saúde da Mulher da UFPI participou na manhã desta terça-feira (26), da primeira consulta técnica on-line liderada pela Organização Mundial da Saúde: “World Health Organization Global Research Agenda on Knowledge Translation and Evidence-informed Policy-making”.
Trata-se de uma agenda de pesquisa global que envolve mais de 100 pesquisadores, profissionais e organizações nacionais e internacionais em todas as regiões da OMS selecionados durante uma chamada aberta e tem o intuito de maximizar o impacto da Pesquisa de Conhecimento (KT) e elaboração de políticas informadas por evidências (EIP) para promover a tradução de evidências em políticas eficazes que melhorem a saúde e o bem-estar da população.
Durante o evento on-line, os pesquisadores avaliaram e classificaram, coletivamente, as áreas de pesquisa identificadas com base em critérios pré-especificados que permitiram estabelecer uma lista ordenada de prioridades de pesquisa.
Professora da UFPI, Lis Cardoso Marinho Medeiros
Segundo a professora Lis Marinho, a consulta proporciona uma oportunidade fundamental para os participantes discutirem as áreas de pesquisa, lacunas de conhecimento e oportunidades para futuras pesquisas.
“Estou muito feliz por ter sido selecionada pela Organização Mundial de Saúde para tratar de um tema que já trabalhamos na pós-graduação que é tradução do conhecimento e evidência científica visando a redução da mortalidade materna e isso só engrandece a UFPI, pois é uma inserção internacional da qualidade do ensino e da pesquisa num grupo seleto de Instituições de excelência mundial. Esta consulta técnica impactará em ações planejadas e trocas de experiências que implicará na redução da mortalidade materna”.
Confira a programação.
Confira a lista de pesquisadores.