Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Pesquisa no HU-UFPI vai gerar patente de método para avaliar segurança ocupacional em hospitais

Última atualização em Segunda, 25 de Março de 2024, 15h46

A patente de um método inédito que inclui um questionário mensurador do nível de avaliação de desempenho em gestão de segurança ocupacional em ambiente hospitalar é um dos produtos de uma pesquisa desenvolvida no Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), e em toda a Rede Ebserh, com participação de 42 engenheiros de segurança.

Esse novo método de avaliação pode realizar um diagnóstico mais preciso, possibilitando, assim, a tomada de decisões mais assertivas para a correção de não-conformidades, impactando positivamente na segurança operacional, na proteção dos trabalhadores, no direcionamento da priorização de investimentos e na prevenção de acidentes laborais.

Ele é fruto do estudo “Avaliação de Desempenho em Gestão de Segurança do Trabalho em Unidades Hospitalares Universitárias Federais" que foi a tese de doutorado elaborada pelo engenheiro de Segurança do Trabalho do HU-UFPI/Ebserh e professor da UFPI, Márcio Davi Tenório. O trabalho foi aprovado recentemente no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e concorre à premiação de “Melhor Tese da Unicamp do quadriênio”.

O ponto de partida para o pesquisador desenvolver o estudo foi a lacuna em plataformas de bancos de dados sobre a aplicabilidade das avaliações de desempenho no âmbito da gestão de segurança ocupacional em contextos hospitalares. “A partir daí, desenvolvemos um questionário e um método destinados à avaliação, identificação e classificação de desempenho específicos para a gestão de segurança ocupacional em hospitais”, completa Márcio Davi Tenório.

“O método foi pensado inicialmente para mensurar o nível de desempenho de gestão ocupacional em ambiente hospitalar universitário, porém, será ampliado para todos os ambientes hospitalares (tanto na esfera pública ou privada) por criar uma metodologia de diagnóstico que permite à gestão identificar os riscos, elevando a proteção aos trabalhadores e à gestão, já que possibilita a identificação, a mensuração e a preparação para a realização de correções”, explica o pesquisador.

O método contém um questionário com 81 perguntas que funcionam como um checklist, abordando temas como contexto da organização, liderança e participação dos trabalhadores, planejamento, suporte, operação, avaliação de desempenho e melhoria, permitindo uma preparação para uma futura certificação da ISO 45001:2018 – que especifica os requisitos para um Sistema de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho (SGSST). Assim, a ferramenta se mostrou capaz de apresentar à gestão um diagnóstico preciso sobre a segurança ocupacional hospitalar.

Sobre a Ebserh

O HU-UFPI faz parte da Rede Ebserh desde novembro de 2012. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

*Com informações HU-UFPI