Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Relatório de Comissão do MEC aprova criação do Curso de Medicina no Campus de Floriano
Início do conteúdo da página

Relatório de Comissão do MEC aprova criação do Curso de Medicina no Campus de Floriano

Imprimir
Última atualização em Sexta, 22 de Março de 2024, 16h05

reunião_medicina_floriano-31.jpg

Comissão do MEC durante visita in loco para implantação do curso de Medicina em Floriano

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) conquistou, nesta semana, um marco significativo na área da saúde com a aprovação da criação do Curso de Graduação Bacharelado em Medicina no Campus Amílcar Ferreira Sobral, situado na cidade de Floriano. A proposta de novo curso, almejada desde 2020, recebeu respaldo após divulgação, no dia 20 de março, de relatório produzido pela Comissão de Acompanhamento e Monitoramento das Escolas Médicas (CAMEM) do Ministério da Educação (MEC).

 Nesse sentido, a UFPI recebeu, no período de 30 de janeiro a 2 de fevereiro, visita in loco da CAMEM. A equipe, composta por Gisele Pires (DDES/SESu/MEC) e pelos membros da referida comissão Michelle Alves, Marcelo de Bonifácio, André Cabral, Júlio Croda e a Técnica Ana Luiza Feitoza (DDES/SESu/MEC), tinha objetivo de avaliar as condições da Instituição no que diz respeito à oferta do ensino, da pesquisa, da extensão e da infraestrutura para a implantação do curso de Medicina no Campus de Floriano.

Diante de análise criteriosa realizada pela CAMEM, a Universidade demonstrou estar apta e comprometida com a implantação do curso de Medicina em Floriano. O parecer favorável ressalta a relevância dessa oferta educacional para a região, preenchendo lacunas assistenciais e contribuindo significativamente para o desenvolvimento socioeconômico local. Em suma, a aprovação do curso representa um avanço importante para a UFPI e para a cidade de Floriano, consolidando o compromisso com a formação de profissionais de saúde qualificados e engajados com as demandas da sociedade.

WhatsApp_Image_2024-03-22_at_09.26.31.jpeg

Vice-Reitor da UFPI, Viriato Campelo

O Vice-Reitor da UFPI e o Coordenador do curso de Medicina do CAFS, Viriato Campelo, ressalta que a aprovação da proposta para implantação do curso de Medicina, em Floriano, consiste em êxito não só para a Universidade, mas, sobretudo, para a região circunvizinha à cidade de Floriano. “Floriano, como um importante centro de desenvolvimento do Piauí, carecia desse curso, que não apenas forma profissionais, mas também serve como polo de assistência a atividades na área da saúde. Agora, com essa etapa fundamental assegurada, o próximo passo é cumprir as demais atividades em andamento, em sintonia com o Ministério da Educação e o Ministério da Saúde, para a efetiva implantação do curso em Floriano”, destacou.

posse_140324-10_1.jpg

Reitor da UFPI, Gildásio Guedes. Foto: Arquivo SCS/UFPI

Para o Reitor da UFPI, Gildásio Guedes, a Administração Superior seguiu empenhada até a consolidação do curso de graduação. “Desde que assumimos a gestão da Universidade não medimos esforços para implantar o curso de Medicina no Campus de Floriano. Reconhecemos o impacto que o curso pode gerar não só na educação da região, mas também no atendimento primário de saúde, ou seja, mais pessoas terão acesso à saúde de qualidade”, frisou.

Ainda segundo o relatório, o Campus Amílcar Ferreira Sobral, fruto do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI-II), oferece uma base sólida para a implementação do curso, contando com infraestrutura administrativa e acadêmica considerável. No entanto, adaptações e construções específicas serão necessárias para atender às demandas do curso de Medicina, incluindo futuros laboratórios especializados e espaços para atividades práticas.

1687260302591_1.jpg

Diretora do Campus de Floriano, Edmilsa Santana. Foto: Arquivo SCS/UFPI

Desta forma, a Diretora do Campus de Floriano, Edmilsa Santana, falou que depois da aprovação do curso, por parte da CAMEM, a próxima etapa trata-se de buscar os recursos humanos e de infraestrutura necessários para tornar real o curso de Medicina. “A UFPI não medirá esforços para ter a quantidade exata de docentes e técnicos em assuntos educacionais com o intuito de colocar em pleno funcionamento o curso de Medicina de Floriano. Além disso, iremos fazer adaptações na estrutura com construção de laboratórios e salas. A UFPI, o CAFS e a microrregião de Floriano estão de parabéns”, finalizou.

Fim do conteúdo da página