Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Aberta a 3ª Edição do Diálogos Locais, Nacionais e Internacionais sobre a pandemia da Covid-19

Última atualização em Sábado, 23 de Março de 2024, 16h38

3ª_ed._dialogo_america_latina_covid-10.jpg

Mesa de honra da 3ª edição do evento Diálogos Locais, Nacionais e Internacionais sobre a pandemia da Covid-19

Teve início na manhã desta quarta-feira (20) a 3ª edição do evento Diálogos Locais, Nacionais e Internacionais sobre a pandemia da Covid-19: Territórios, Saúde Pública, Proteção Social e Covid-19: internacionalização do conhecimento em tempos de pandemia. Com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o evento segue até amanhã (21/3), e possui discussões que se coadunam com temáticas relevantes das pesquisas em curso no Grupo de Estudos e Pesquisa Formação, Trabalho, Desigualdade Social e Políticas Públicas do CNPq. Vale mencionar, ainda, que a realização do evento conta com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (FAPEPI).

3ª_ed._dialogo_america_latina_covid-12.jpg

Reitor da UFPI, Gildásio Guedes

Para o Reitor Gildásio Guedes, a 3° Edição do Diálogos, que vem sendo preparado há muito tempo pela direção do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), tem grande importância para a Universidade, ressaltando os momentos positivos nacionais e internacionais produzidos por meio do encontro científico. “Nós estamos aqui na abertura e desejando o sucesso, que os resultados sejam visíveis, práticos e acolhedores pela comunidade”, afirmou.

3ª_ed._dialogo_america_latina_covid-5.jpg

Diretora do CCHL, Edna Maria Goulart

De acordo com a professora Edna Maria Goulart, Coordenadora do evento e Diretora do CCHL, é a primeira vez que o evento, que reúne pesquisadores do Brasil e diversas partes do mundo, está sendo realizado de forma presencial desde a sua criação em 2020.  “Esse evento é uma união de pesquisadores de grandes centros nacionais e internacionais para discutir a Covid-19, o enfrentamento da enfermidade e a defesa da vida”, declarou.

3ª_ed._dialogo_america_latina_covid-11.jpg

Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação, Regilda Moreira-Araújo

Em seu discurso, a Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação, Regilda Moreira-Araújo, reiterou que a Universidade vem progredindo na internacionalização e congratulou a realização da 3ª edição do evento que traz muitas parcerias internacionais para a UFPI.  “Quero parabenizar a todos, cumprimentar e dar as boas-vindas a todos que estão aqui, aos discentes, aos técnicos, a todos os docentes que estão aqui presentes. Que seja um bom evento. Que vocês possam dialogar bastante e trazer bons resultados”, assegurou.

3ª_ed._dialogo_america_latina_covid-6.jpg

Abertura do evento contou com apresentação musical

Na ocasião, a mesa de honra do evento foi composta pelo Reitor da Universidade, Prof. Gildásio Guedes; a Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação, Regilda Moreira-Araújo, representando os pró-reitores; a Diretora do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL) e Coordenadora do evento e Coordenadora do Núcleo de Pesquisa Formação, Educação, Trabalho e Políticas Públicas do Centro de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal do Piauí - Profa. Edna Maria Goulart; a Chefe de Departamento de Serviço Social, Profa. Rosilene Marques; a Assessora Internacional da UFPI, Profa Juliana Castelo Branco; a Coordenadora de Área de Avaliação de Serviço Social da Capes (2021-2024), docente do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Sustentabilidade da Universidade Federal do Amazonas, Hamida Assunção Pinheiro; a Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas – (PPGPP) e Assessora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq no Comitê de Psicologia e Serviço Social, Profa Solange Teixeira; Pedro Soares, representando o Prof. João Xavier da Cruz Neto da FAPEPI; o Docente e Co-coordenador do CRTD CNAM, Prof Éric Hamraoui, representando a França; mm representação da Espanha, o Prof. Joan Carles; a Pesquisadora e Acadêmica da Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso, Sandra Elena Iturrieta Olivares; representando o Brasil, Raquel Silveira Bello Stucchi, Professora Associada da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas.

Diálogos Locais, Nacionais e Internacionais sobre a pandemia da Covid-19

As edições antecedentes dos Diálogos desde sua criação (2020) tem contado com a colaboração de pesquisadores nacionais e estrangeiros, com grande conhecimento sobre diferentes temáticas trabalhadas nos diversos momentos do enfrentamento da pandemia, dinâmica que tem permitido aos participantes, estudantes de graduação e de pós-graduação, gestores e profissionais da saúde e da política de Assistência Social acesso ao conhecimento tendo se constituído uma etapa importante do processo de internacionalização do Programa e da própria Universidade. Os 21 módulos foram organizados com base na participação de pesquisadores de dez países, a saber, Brasil, Venezuela, França, Espanha, Portugal, Angola, Costa Rica, Itália, Suíça e Chile. Neste contexto, o objetivo era aprofundar o conhecimento sobre a pandemia da Covid-19, discutir o trabalho e as mudanças inerentes ao tipo de atendimento e tratamento necessários para a intervenção junto à população, principalmente, no que diz respeito ao uso de ferramentas técnico operativas no contexto pandêmico em face do aprendizado que emerge dessa relação imediata no enfrentamento da pandemia da Covid-19 na dinâmica nacional e internacional. Outro objetivo tem sido o de sistematizar as discussões e os conhecimentos científicos que são socializados através da criação de espaços dialógicos que propiciam o compartilhamento de conhecimentos, entre professores e pesquisadores.

Confira mais fotos:

3ª_ed._dialogo_america_latina_covid-9.jpg