Da esquerda para a direita: Diretor da FM Universitária, Sílvio Barbosa; Secretária Executiva da UNA-SUS/UFPI, professora Lis Marinho; e Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho e docente da UFPI, prof. Meton Marques de Lima
A Universidade aberta do SUS da Universidade Federal do Piauí, integrante da Rede UNA-SUS realizou na manhã desta quinta-feira (14), na Rádio FM Universitária, a gravação do podcast “Moral e Ética, Moral Social e Ética Profissional” que pretende trazer informações e orientações aos estudantes que irão participar do Curso Autoinstrucional “Atenção Integral ao Adolescente em medida Socioeducativa” elaborado pela UFPI e UFAM com a colaboração do Ministério da Saúde e Secretária Executiva da UNA-SUS.
O projeto foi contemplado na Chamada interna (Nº 01/2023) do Programa Integra UNA-SUS, por meio da Coordenação de Garantia de Equidade e Coordenação Geral de Saúde da Família e Comunidade (TED 14/22).
Participaram do Podcast, a Coordenadora do curso e Secretária Executiva da UNA-SUS/UFPI, professora Lis Marinho e o Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho e docente da UFPI, prof. Meton Marques de Lima.
O podcast traz um conteúdo geral sobre ética profissional e o trabalho com adolescentes em medida protetiva, importância da moral social e como relacionar com a ética. Durante o episódio, o professor Meton Marques avalia a sociedade contemporânea a respeito do conhecimento sobre grupos especiais como: povos originários, população negra, povos ciganos e LGBTQI+ e sobre implementações de ações pelos gestores para atender a demanda de grupos especiais de adolescentes.
Sobre o Curso Autoinstrucional
O Curso Autoinstrucional “Atenção Integral ao Adolescente em medida Socioeducativa” contemplado na Chamada interna (Nº 01/2023) do Programa Integra UNA-SUS, que teve o objetivo de produzir ofertas educacionais destinadas aos trabalhadores e gestores atuantes nas Políticas de Promoção de Equidade em Saúde, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e no Programa Nacional de Equidade de Gênero, Raça e Valorização das Trabalhadoras no SUS.
Segundo a professora Lis Marinho, o curso tem o objetivo de qualificar o atendimento aos adolescente em medida socioeducativa, mas principalmente abordar a questão da equidade de grupos que muitas vezes estão excluídos na rede de atenção.
“O curso tem a carga horária de 45hs e dividido em três unidades de ensino que discutirá temas da legislação que norteia o atendimento ao adolescente em medida socioeducativa; a Rede de Atenção Integral à Saúde do Sus ao qual este grupo de adolescentes se encontra em medida socioeducativa e a questão cultural, tanto da comunidade quanto da família dos grupos de adolescentes prioritários dessa oferta. O curso está em fase de finalização e em breve estará disponível para inscrições”, finaliza.
Confira mais fotos