Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Quinteto Sopro Novo faz apresentação no Cine Teatro da UFPI

Quinteto Sopro Novo faz apresentação no Cine Teatro da UFPI

Clássico, barroco e popular. Esses foram alguns dos estilos musicais interpretados pelo Quinteto Sopro Novo Yamaha, na tarde desta sexta-feira (25), no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí. A apresentação ratificou a parceria da Yamaha com a Instituição, cujo propósito é difundir o instrumento flauta doce e habilitar profissionais a atuarem nesse ramo de ensino.

Apresentação musical do Quinteto Sopro Novo

Na ocasião, o reitor Prof. Dr. José Arimatéia declarou a importância do evento para a comunidade acadêmica e externa. "A solenidade tem como intuito formar plateia, atraindo o público geral para o Cine Teatro, possibilitando uma maior visibilidade para a UFPI. Além de permitir a criação de uma cultura artística entre a população piauiense.", reiterou.

Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes; Coordenadora do Curso de Música da UFPI, Paula Molinari; e integrantes do Quinteto Sopro Novo

Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia e a Superintendente de Comunicação Social da UFPI Jacqueline Dourado

A coordenadora do Projeto Beija-Flor, Cintia Suedi, que teve sua formação em flauta doce no Programa Sopro Novo, do qual o Quinteto faz parte, relatou a contribuição que a participação no projeto trouxe à sua carreira. "Além de ensinar a tocar a flauta doce, o programa me instruiu a repassar o conhecimento adquirido, me capacitando a ser uma profissional da área.", afirmou.

Quinteto Sopro Novo

Segundo a Prof. Paula Molinari, a parceria entre a UFPI e a Yamaha tem o objetivo de desenvolver uma série de projetos. O primeiro curso que será desenvolvido é o de Pós-Graduação em Docência da Flauta Doce. "Alguns alunos de Música da UFPI se interessam pela flauta doce, mas o que acontece aqui e na maior parte do Brasil é que os alunos dessa área não encontram profissionais habilitados para darem continuidade à formação. Então, a UFPI abraçou a ideia de criar um centro de formação de formadores com o Sopro Novo", declara.

Programa Quinteto Sopro Novo

O Quinteto surgiu em 2007 e é formado pelos artistas: Cristal Velloso, Marcio Soares, Maurílio Silva, Marta Roca e Joseli Lopes, profissionais da música que ministram os seminários do programa Sopro Novo, em todo território nacional. O Programa existe há 10 anos e é uma iniciativa da empresa de instrumentos musicais Yamaha voltada para a formação de professores.

Reitor da UFPI e Quinteto Sopro Novo