Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI realiza ações para acolher comunidade acadêmica em início das aulas do ano letivo 2024

Última atualização em Quarta, 13 de Março de 2024, 17h11

PREUNI_FAIXAS_E_LIMPEZA_UFPI-30.jpg

Limpeza acontece em todos os setores e unidades acadêmicas e administrativas na Universidade

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) realiza um conjunto de ações, desde aulas inaugurais a manutenção e limpeza do campus, para receber a comunidade acadêmica neste novo ano letivo da graduação e pós-graduação que se inicia nesta sexta (15/3) e segunda-feira (18/3), respectivamente.

De acordo com o Prefeito Universitário, Alessandro Rhadamek, com o intuito de recepcionar a comunidade acadêmica foram efetuados serviços de limpeza em salas de aula, laboratórios, bibliotecas e demais áreas, assegurando condições ideais para alunos, professores, técnicos e colaboradores. “Os trabalhos na organização do campus sede são contínuos e ocorrem desde o final do ano passado. Os serviços abrangem a manutenção da iluminação, limpeza, roço e poda em todos os espaços, áreas verdes, vias, acessos e ciclovias e reforço na vigilância com um maior controle dos portões de acesso aos estacionamentos dos centros”, destaca.

Além disso, o Coordenador de Serviços Operacionais, Washington Luís, ressalta os esforços para manutenção na limpeza em área externa e interna do campus de Teresina. “Considerando que estamos em período chuvoso, que torna o trabalho ainda mais desafiador, realizamos a capinagem, incluindo a remoção de folhas e galhos, o que contribui para a segurança e estética das unidades administrativas e acadêmicas”, pontua.

Nesse sentido, a PREUNI também executou a poda de galhos com o propósito de prevenir acidentes, como quedas de energia, auxiliando para a preservação da infraestrutura elétrica. “No geral, a UFPI demonstra um compromisso integral com a qualidade do ambiente acadêmico, garantindo um retorno ao período letivo mais seguro, limpo e propício ao aprendizado”, enfatiza o Prefeito Universitário, Alessandro Rhadamek.

PREUNI_FAIXAS_E_LIMPEZA_UFPI-20_copy.jpg

Universidade finaliza preparação de espaços para retorno das aulas

Segurança no campus

A UFPI reitera que para garantir a segurança da comunidade acadêmica mantém ações que contam com a participação de diversos órgãos internos e externos de segurança, seja na esfera Federal, Estadual e Municipal.

A Central de Monitoramento, atualmente, analisa dados fornecidos por 232 câmeras, 24 horas por dia, com a gravação das imagens em servidores, e em breve, também, haverá câmeras nas paradas de ônibus. Outras ações de segurança envolvem um maior controle na guarita, com o acesso restrito a partir das 22h, o fechamento do portão interno, localizado ao lado do Restaurante Universitário, a partir das 22h, bem como foi feito um reforço na iluminação com troca de mais de 4422 lâmpadas na UFPI.

Programação nos campi do interior

No Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, em Picos, o Diretor Juscelino Nascimento conta que está com tudo organizado, à espera dos alunos, calouros e veteranos, assim como toda a equipe docente. “Será um prazer dar as boas-vindas àqueles que escolheram a UFPI como a instituição em que farão a sua formação de nível superior, na maior e melhor Universidade do estado”, enfatiza.

WhatsApp_Image_2024-03-12_at_12.33.22.jpeg

Programação da II Aula Magna do CAFS

Já em Floriano, para marcar o início das atividades, acontecerá a II Aula magna do Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS). Segundo a Diretora Edmilsa Santana, o evento é organizado pela Assessoria de Ensino de Graduação. “Haverá roda de conversa com representantes dos Centros Acadêmicos e palestras sobre aspectos organizacionais voltados ao público ingressante, que ficará a cargo do corpo técnico da Secretaria dos cursos de Graduação do CAFS. Para encerrar o dia de atividades, contaremos com uma palestra sobre inclusão e diversidade proferida pela professora Letícia Caroline do curso de Licenciatura em Pedagogia”, relata.