Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professores e alunos de Engenharia Elétrica apresentam trabalho em Simpósio

Professores e alunos de Engenharia Elétrica apresentam trabalho em Simpósio

Os professores do Curso de Engenharia Elétrica Aryfrance Rocha Almeida (UFPI) e Francisco Carlos Moreira Abreu (FSA) juntamente com o aluno Marcos Henrique da Silva Alves, do Programa de Educação Tutorial (PET) - Elétrica/UFPI,  apresentaram o trabalho intitulado "Localização de faltas em Sistemas de Transmissão usando técnicas avançadas de processamento digital de sinais na engenharia elétrica", no Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos (SBSE-2014), realizado na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná, no período de 22 a 25 de abril.

O trabalho apresentado tem como base a teoria desenvolvida pelo professor Aryfrance. A ideia foi encontrar uma maneira de localizar defeitos usando ondas viajantes no sistema da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf). O professor Aryfrance acrescenta que foram usadas técnicas avançadas de processamentos digitais de sinais. "A partir de um sinal, tenta-se representá-lo no domínio da frequência para captar o ruído e extrair o diagnóstico de falta nas linhas de transmissão, que pode ser provocado por um curto-circuito ou uma queda de cabo, por exemplo", explica.

Também são autores do trabalho o Prof. Otacílio da Mota Almeida, tutor do PET - Elétrica (UFPI), e a aluna do PET Jaynne Pessoa.

Da esquerda para a direita: Prof. Francisco Abreu, Prof. Aryfrance e o aluno Marcos

Informações: Curso de Engenharia Elétrica da UFPI