Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Aberto 1º Curso de Formação para Gestores Acadêmicos da UFPI
Início do conteúdo da página

Aberto 1º Curso de Formação para Gestores Acadêmicos da UFPI

Imprimir
Última atualização em Quarta, 13 de Março de 2024, 15h40

WhatsApp_Image_2024-03-13_at_09.09.41.jpeg

Mesa de honra do 1º Curso de Formação de Gestores Acadêmicos

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) deu início, na manhã desta quarta-feira (13), ao 1º Curso de Formação de Gestores Acadêmicos. O evento consiste em uma série de ações promovidas pelo Núcleo de Acessibilidade (NAU) vinculado à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), à Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG) e à Superintendência de Recursos Humanos (SRH). Nesse sentido, a proposta do Curso surgiu a partir de relatos de dificuldades dos atuais gestores dos cursos de graduação da UFPI no que diz respeito aos procedimentos, trâmites e manejo do sistema acadêmico da instituição, bem como da necessidade de incentivar e preparar docentes que atualmente não estão na gestão de cursos, mas que podem vir a estar, bem como técnico-administrativos em educação que possam auxiliar em tais atividades no sistema.

Em solenidade de abertura realizada no Auditório Salomé Cabral no Centro de Ciências da Educação (CCE), estiveram presentes o Reitor Gildásio Guedes; o Representante da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG), Eliezé Idalino Rodrigues; a Pró-Reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), Mônica Arrivabene; e o Representante da Superintendência de Recursos Humanos (SRH), Filipe Hudson Paz.

O Reitor Gildásio Guedes iniciou seu discurso saudando os demais membros da mesa e parabenizou o evento. “A Administração Superior da UFPI aprova iniciativas como esta, cujo objetivo é tornar o serviço mais ágil e simplificado, a fim de facilitar o trabalho dos gestores acadêmicos presentes e ampliar o diálogo entre a comunidade acadêmica", frisou.

WhatsApp_Image_2024-03-13_at_09.09.42_1.jpeg

Representando a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG), professor Eliezé Rodrigues

Já na fala do professor Eliezé Rodrigues, ele explicou sobre as metas e a importância do Curso de Formação: "A intenção é apresentar ferramentas, funções e o que é realizado nas coordenações dos cursos, esclarecendo dúvidas e proporcionando suporte aos gestores. O Curso é direcionado aos coordenadores, chefes, docentes e técnico-administrativos, visando prepará-los para assumirem ou auxiliarem nas funções de gestão. Durante as próximas semanas, teremos novas abordagens com temas específicos de cada setor das Pró-Reitorias e da Superintendência de Recursos Humanos”, esclareceu.

WhatsApp_Image_2024-03-13_at_09.09.42.jpeg

Representando a Superintendência de Recursos Humanos, Filipe Hudson Paz

O Representante da Superintendência de Recursos Humanos, Filipe Hudson Paz, destacou o caráter formativo dos servidores proposto pelo Curso. "Identificamos a necessidade de formar gestores que ocupam cargos de gestão na Instituição. Este curso é fundamental para atingir nossos objetivos, homogeneizando e orientando todos os gestores sobre as práticas corretas e conforme a legislação", disse.

WhatsApp_Image_2024-03-13_at_09.11.21.jpeg

Pró-Reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários da UFPI, professora Mônica Arrivabene

Para a Pró-Reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários da UFPI, professora Mônica Arrivabene, o Curso também aborda questões sobre acessibilidade e inclusão. "É essencial abordar a inclusão e acessibilidade no ambiente acadêmico e lançar a cartilha 'Se Liga na Inclusão', que auxilia no atendimento ao público da educação especial. A capacitação do corpo técnico e docente é crucial para atender adequadamente esse público em crescimento na Instituição”, afirmou.

1º Curso de Formação para Gestores Acadêmicos

Essa atividade será dividida em 03 módulos em formato híbrido para todos os Campi da UFPI (Teresina, Floriano, Bom Jesus e Picos) e serão abordadas as temáticas referentes à Promoção de Acessibilidade e Inclusão, Gestão de Pessoas e Gestão Acadêmica. O público-alvo são os Gestores de unidades acadêmicas (coordenadores e chefias), Docentes e Técnico-Administrativos em Educação (TAE) efetivos da UFPI. O evento ocorre no período de 13 de março a 04 de abril de 2024, com certificação de 30 horas.

WhatsApp_Image_2024-03-13_at_09.11.18.jpeg

WhatsApp_Image_2024-03-13_at_08.16.04.jpeg

Fim do conteúdo da página